Com a intenção de fortalecer o movimento autoral e divulgar a um público mais amplo a diversidade e a criatividade do design de acessórios local nasce o coletivo Joiarte – Movimento de Joias Contemporâneas. A iniciativa, da designer Tatiana Gravina, reúne onze artistas/marcas locais: Austral, Ellen Piragine, Naddya Emmendoerfer Collection, Nanda Gagliastri, Noiga, Sharoni Aizental, Acessórios Zavvadinack, Tatiana Gravina, Ivy Lipski, Tatiane Jagher e VLuxo.
Todas estarão expondo nos dias 27 e 28 de abril no primeiro evento aberto ao público do Joiarte, na Naddya Emmendoerfer – Conceito Criativo, no Batel. “Minha principal motivação para reunir o grupo foi dar a oportunidade a quem não tem loja física de apresentar o seu trabalho às pessoas que gostam e valorizam acessórios dos mais diversos materiais produzidos dentro do conceito slow”, conta Tatiana Gravina.
O Joiarte defende o consumo consciente, a produção sustentável e o handmade. Acima de tudo é uma vitrine para a diversidade da produção local – cada designer trabalha com processos e matérias-primas diferentes tais como latão, pedras brasileiras, alumínio, couro, madeiras, cerâmica plástica, ligas, ouro e prata. Do talento das onze artistas, que produzem a poucas mãos, nascem acessórios autênticos e exclusivos, que merecem destaque em meio à produção de massa da atualidade. “O Joiarte vem para fortalecer, trazer novidades ao setor e mostrar essa expressiva cena local do design de joias e acessórios”, comenta Tatiana.
A identidade visual da Joiarte ganhou unidade por meio do olhar aguçado do produtor Victor Sálvaro, da Forum Model, que assina o editorial de acessórios que apresenta as marcas participantes.