A diversidade, vitalidade e emoção que emanam da cultura popular do Paraná voltam a se reunir num mesmo palco. O festival Encontro de Tradições realiza sua quinta edição nos dias 12 e 13 de dezembro, no Centro Histórico de Piraquara. A programação é inteiramente gratuita e traz 15 apresentações, seis exposições e mais seis oficinas e vivências, além de uma feira de artesanato.
Todas estas atrações se espalham por uma estrutura que ocupa as ruas com palcos e tendas. No primeiro dia, quinta-feira (12/12), acontece das 9h às 18. No segundo (13/12), das 9h às 21h.
Capoeira, tambores japoneses, folia de reis, boi de mamão, viola caipira, música africana e fandango são algumas das manifestações que serão apresentadas por grupos que vêm de diversas regiões paranaenses. Realizado pela produtora Olaria Projetos de Arte e Educação, o evento tem apoio da Copel e da Prefeitura de Piraquara e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Paraná.
Entre os participantes que se apresentam no palco, estão grupos como a Associação de Capoeira Angola Dobrada, Grupo Ukuthula de música africana, Wakaba Taiko e seus tambores japoneses, Companhia de Santos Reis Anunciando o Rei Messias, Boi de Mamão da Associação Mandicuera, Grupo de Fandango Mestre Eugênio e Orquestra Fraterna de Viola Caipira, vinda de São Paulo.
Tendas temáticas vão reunir exposições, oficinas e vivências. A Tenda Indígena, por exemplo, ensinará tradições da cultura Kaingang, com o professor Florencio Rékág, da Terra Indígena Rio das Cobras, município de Nova Laranjeiras. Já a Tenda do Natal Brasileiro vai ter cantigas tradicionais, com o mestre Itaercio Rocha, e a Tenda Congada Ferreira vai contar a história deste grupo sediado na Lapa.
Na Tenda Copel, voltada às crianças, o tema será Histórias Eletrizantes, com muita diversão e informações sobre a prevenção de acidentes com energia elétrica, eficiência energética e sustentabilidade. A dupla de atores Jacuí e Maricota vai apresentar os conteúdos com histórias, mágica, música e brincadeiras.
Outro destaque, a Feira de Artesanato e Arte Popular do Encontro de Tradições reúne coletivos, associações, famílias, cooperativas, aldeias e quilombos que produzem com matérias primas orgânicas um artesanato de identidade cultural dos povos tradicionais do estado. Com cerca de 10 comunidades, a feira contará com artesanato em palha, barro, madeira, arte indígena, e expressões das culturas imigrantes como ucranianos, poloneses, além de produções quilombolas, e dos povos rurais do Paraná.
Legado de tradições
A primeira edição do Encontro de Tradições foi realizada em 2017, em Antonina. A partir dali, iniciou sua trajetória pelo Paraná, passando por Palmeira (2019), Curitiba (2022) e Adrianópolis (maio de 2024). Em todas as edições, conseguiu envolver as comunidades locais e artistas de todo o estado, sempre com bom público e uma participação grande de crianças e jovens.
O evento faz parte do trabalho de documentação e valorização da cultura tradicional feito pela produtora curitibana Olaria ao longo dos últimos 26 anos. Além de festivais, a empresa já realizou séries televisivas, documentários e livros que revelam tradições populares do Brasil e de Portugal, com especial destaque para o Paraná. Neste percurso, passou por temas como o Boi de Mamão, Fandango, Folia de Reis, Romaria de São Gonçalo, Festa do Divino, construção de instrumentos tradicionais e a atuação das benzedeiras em comunidades rurais.
5º Encontro de Tradições
Quando: Dias 12 e 13 de dezembro de 2024. Quinta-feira (12/12), das 9h às 18h. Sexta-feira (13/12), das 9h às 21h.
Local: Centro Histórico de Piraquara (Rua Manoel Alves Cordeiro s/n – junto à linha do trem).
Programação estendida na Casa da Memória
Local: Av. Getúlio Vargas, 67 (à 200 metros das tendas na rua)
Entrada: franca.
Toda a programação em: www.encontrodetradicoes.com.br e @encontrodetradicoes
PARA AGENDAMENTO ANTECIPADO PARA ESCOLAS E GRUPOS ESCREVA PARA: encontrodetradições@gmail.com
foto- Grupo Mestre Eugenio. créd. Daniel Castellano