Nos dias 12 e 13 de abril, das 10h às 18h, a Estação Ferroviária de Curitiba será palco da 8ª Mostra de Modelismo Ferroviário. Realizada na plataforma do trem da Serra Verde Express, o evento reúne expositores de várias partes do Brasil, com maquetes e miniaturas incrivelmente detalhadas. Neste ano, além dos tradicionais mini passeios de trem a preços populares, haverá também uma exposição fotográfica que documenta a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, que completou 140 anos, em fevereiro de 2025.
“A Mostra de Modelismo Ferroviário é um evento que une paixão, arte e história. É incrível ver como os expositores conseguem reproduzir, em miniatura, cada detalhe das ferrovias, desde as locomotivas até os cenários que as cercam. E os mini passeios de trem são um complemento perfeito, pois permitem que as famílias vivam a experiência ferroviária de forma completa”, destaca Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.
O evento é organizado pela Associação Paranaense de Ferreomodelismo e Memória Ferroviária (APFMF), em conjunto com a Serra Verde Express, com apoio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e da Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, no interior paulista.
De acordo com Ricardo Melo Araújo, presidente da APFMF, este é um evento muito aguardado pelos amantes deste hobby e das ferrovias. “Haverá atividades para todos os públicos. Para uns, é um passatempo; para outros, assunto sério; mas, para todos, será um evento imperdível, em que os mínimos detalhes serão as grandes atrações. O ferreomodelismo, ou modelismo ferroviário, é a porta de entrada a um mundo cheio de expectativas e realizações. Mostras, encontros, convenções e shows de ferreomodelismo são uma ótima desculpa para viajar e conhecer novos lugares e pessoas, além de passeios de trem por lugares exóticos e fantásticos”, diz Araújo.
Muito além de um hobby
O ferreomodelismo é bastante antigo, sua origem remonta ao período em que o transporte ferroviário foi adotado massivamente. As primeiras miniaturas de trens foram fabricadas por volta de 1830, por artesãos alemães. De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente no Brasil, onde o transporte de passageiros pelas ferrovias deixou de acontecer, com exceção dos passeios turísticos. Mesmo assim, a paixão de algumas pessoas por este hobby se intensificou.
“O ferreomodelismo, nome oficial dado a este hobby, por estar ligado às linhas férreas, é uma mistura de entretenimento, baseado em modelos de escala, e arte, pois os amantes deste hobby ficam fascinados quando começam a construir suas maquetes, fazer toda a parte de decoração e cenário e projetar as construções. É preciso ter capacidade de observação para se construir uma maquete, pois todo esse trabalho de reprodução do mundo real é totalmente artesanal”, comenta Lucas Frateschi, diretor da Frateschi Trens Elétricos.
De acordo com Frateschi, ao contrário do que muita gente pensa, o transporte ferroviário está vivo e em expansão. Para ele, a ferrovia é de valor estratégico imprescindível para um país como o Brasil. “Este crescimento ajuda a fomentar ainda a mais a paixão que muitos brasileiros têm pelos trens, sendo que muitos passam o hobby do ferreomodelismo para as futuras gerações”, completa.
Um evento para toda a família
Durante o fim de semana, os visitantes poderão conferir réplicas perfeitas de trens, ferrovias, miniaturas de construções e até pequenos detalhes, como capivaras e outros elementos que compõem os cenários. Para os interessados em iniciar no hobby do ferreomodelismo, haverá venda de insumos e materiais, além de troca de experiências com os expositores.
Nesta edição, haverá uma exposição de fotografias de Marc Ferrez que retratam as obras da ferrovia em 1884, durante sua fase final de execução. As imagens foram tratadas e coloridas digitalmente, oferecendo os primeiros registros de paisagens icônicas da Serra do Mar, incluindo o Viaduto Carvalho, o Viaduto São João e a Estação Ferroviária de Curitiba.
Outro destaque são os minipasseios de trem, que acontecem de hora em hora, das 10h às 17h, na Litorina Luxo e no vagão Turístico da Serra Verde Express. Por apenas R$ 30, os visitantes poderão embarcar em uma experiência única, com duração de 15 minutos, que percorre o pátio da empresa. Uma oportunidade rara de vivenciar a magia dos trilhos em tamanho real, enquanto se encantam com as miniaturas expostas.
A programação ainda conta com espaço gourmet, garantindo um dia agradável para toda a família. “É um evento inclusivo, que encanta crianças, adultos e idosos. A cada ano, vemos mais pessoas se surpreendendo com a riqueza de detalhes e a dedicação dos expositores”, complementa Adonai.
Serviço
8ª Mostra de Modelismo Ferroviário de Curitiba
Data: 12 e 13 de abril de 2025
Horário: das 10h às 18h
Local: Estação Ferroviária de Curitiba (Serra Verde Express)
Entrada gratuita
Mini passeios de trem: R$ 30 (horários: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h).
Vendas antecipadas: site