A 9ª edição do Cacharitiba, além da tradicional exposição das marcas e degustação da bebida ao público, conta com uma programação especial para fomentar negócios entre os produtores da cachaça que é um símbolo nacional. Atualmente, existem mais de 6,3 mil marcas registradas, entre cachaça e aguardente, e o setor chega a gerar cerca de 600 mil empregos diretos e indiretos. Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), existem mais de 1 mil produtores no Brasil e o lucro nas exportações é de US$ 15,61 milhões.
De acordo com a sócia e organizadora do Cacharitiba, Aline Minho, a proposta da rodada de negócios é promover o encontro e a troca para o desenvolvimento do setor da cachaça no Brasil. Aline destaca que apesar da bebida representar 72% do mercado de destilados no país, o produto ainda segue com um estigma negativo, por isso, o Cacharitiba vai promover a rodada de negócios entre os expositores e patrocinadores.
“A principal mudança nesse ano foi a escolha do local. Buscamos um centro de eventos para oferecer mais estrutura aos expositores, dessa forma conseguimos aumentar nosso cronograma de atividades. Vamos ter um bom espaço para realizar a rodada de negócios, o workshop de avaliação sensorial e o curso de drinks”, comenta a organizadora. O evento acontece nos dias 15 e 16 de outubro, em Curitiba, no Victoria Villa Hotel, e reunirá aproximadamente 50 expositores.
Incentivo ao turismo
A experiência do evento é somada a iniciativa do Espaço Cacharitiba, que ao longo do ano busca incentivar a cultura da cachaça e a promoção no turismo do Estado. “Como Curitiba explora muito o turismo, acreditamos que temos uma gama de possibilidades a serem aproveitadas com a realização de feiras e eventos que fomentem a ajudem na divulgação e valorização da cachaça”, complementa Aline.
Além disso, o Cacharitiba possui parceria com hotéis, guias turísticos e com o Serra Verde, trem que realiza o passeio turístico entre as cidades de Curitiba e Morretes. Os turistas descem a serra a bordo do trem e retornam de van à capital, fazendo uma parada no Espaço Cacharitiba para terem uma experiência e degustarem cachaças da região e de outros estados.
O planejamento é que a cada ano o Cacharitiba siga crescendo, aumentando e expandindo as parcerias de incentivo com outros nichos, bem como a realização de workshops em outros estados. Os ingressos para a 9ª edição serão vendidos online, no valor de R$ 22,00, e os participantes poderão encontrar rótulos para todos os gostos durante os dois dias de evento.
Serviço: