O Grupo Mabu um dos maiores no segmento imobiliário e de turismo do Brasil, com forte atuação em hotelaria e entretenimento anunciou mudanças em sua estrutura organizacional. O processo de governança corporativa, iniciado há 12 anos, dá um passo importante para sua consolidação, o novo Conselho de Administração constituído em marco de 2023 está agora sob a presidência do empresário Rui Rocha.
“Os ciclos de planejamento estratégico do Grupo Mabu sempre nortearam seu crescimento, ao longo destes 12 anos, o Grupo se diversificou e cresceu de forma estruturada, com isto o modelo de gestão passou por todos os estágios de uma empresa que busca de fato ter um processo robusto de governança”, explica Rocha.
Para Rocha, que implantou o processo de governança no Grupo Mabu, o grande desafio em sua gestão na presidência do conselho de administração é de garantir o crescimento e promover novos investimentos para os negócios.
Mas os desafios não param somente nos investimentos e ampliações de negócios. Segundo o empresário, o objetivo nessa gestão é colocar o Grupo Mabu no cenário nacional e internacional, como uma das melhores referencias em entretenimento. “O setor de turismo foi fortemente impactado pela pandemia, e graças a solidez do Grupo e uma orientação estratégica clara, saímos fortalecidos e hoje estamos obtendo desempenho extraordinário, com recordes em todos os indicadores-chave do negócio”, comenta.
Profissionalização e Governança
Rui Rocha é empresário e sócio fundador das empresas Partner Global Business, Partner Consulting do Brasil e Upside Investment, com atuação nas áreas de Governança Corporativa, Gestão Estratégica e Investimentos.
Em 2022, Rui Rocha assumiu também a presidência do conselho de administração do Grupo Santa Maria, cujo case de sucessão em empresa familiar foi destaque em importantes veículos internacionais de comunicação. Hoje Rocha também atua em conselhos de administração de outras empresas. “Chegar ao conselho de uma empresa é um reconhecimento profissional, um passo que todos nós, executivos, desejamos. No entanto é necessário expertise, responsabilidade, confiança e uma visão estratégica aguçada”, ressalta Rui Rocha.
Hoje, os Conselhos de Administração das empresas são formados por aproximadamente 70% de conselheiros indicados à empresa. “Ou seja, para se tornar um conselheiro, o executivo de hoje precisa ter histórico consistente de resultados e ser reconhecido pela sua contribuição para os negócios, além de bom networking”, explica Rui Rocha.
“Atualmente, mais do que nunca, as empresas de todos os portes, precisam estar atentas ao mercado e adotar práticas de governança para enfrentar os desafios dos negócios”, finaliza o empresário.
foto- Rui Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabu
créd.Marcos Pratti