Com abertura para este sábado, 6 de maio, das 15h às 18h, o Instituto Montes Ribeiro recebe em suas galerias de arte “A Desconstrução da Forma”, obras inéditas do consagrado artista visual João Carneiro. A curadoria é de Luiz Arthur Montes Ribeiro.
Sobre “A Desconstrução da Forma”
Todo artista tem um olhar diferenciado. João Carneiro não foge à regra, mas seu olhar ultrapassa o senso comum, o olhar ingênuo. É o olhar de quem vive da arte em todos os seus momentos: é ímpar, colorido, observador e inquieto.
Esta série inédita, demonstra um profundo conhecimento da arte pelo artista, pelo manejar dos pincéis, com uma bela, única e provocante paleta de cores que o distingue dos demais.
João Carneiro não se aventura no mundo do abstracionismo, ele traz com perfeição o mundo abstrato para esta série e mantém os seus traços desde o início de sua carreira, isto há 47 anos, comenta Montes Ribeiro curador da mostra.
Segundo o artista: um dia dentro do ônibus biarticulado, sentido centro de Curitiba, olhando o imenso vidro de um prédio, do outro lado da rua, enxerguei o reflexo de uma construção… E estava ali, diante dos meus olhos, a pintura, a “desconstrução da forma” com suas cores, nuances e matizes, cinzas e tons variados, chapados com toda a influência de cores, tudo desconstruído, sem beleza estética organizacional e desconexo”. A partir deste momento nascem as obras, nasce uma história, nasce a realização do pleno desejo de criar – criar obras únicas.
Sobre João Caneiro
Ponta-grossense, vive e trabalha em Curitiba onde mantém o seu ateliê. Aos 67 anos é professor de artes no curso NAPI da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e na Fundação Cultural de Curitiba. Participou é e premiado em salões de artes no Paraná e Bahia, também participou de mais de 140 exposições nacionais e internacionais. Foi um dos criadores do Grupo Sucateando que segundo a crítica de arte Adalice Araújo o grupo tinha em comum reagir contra a apatia, a insolvência e a alienação da cultura de Ponta Grossa. Nos anos de 1990 o grupo apresentou o Vídeo Sucateando” no Festival do Minuto em Tóquio – Japão. Nos anos 2000 foi convidado para uma exposição individual em Palm Bech, Florida, EUA.
Sobre o Instituto Montes
Reinaugurado, recentemente em novas instalações, o IMR tem por objetivos preservar a histórias das famílias “Montes e Ribeiro”, assim como preservar a cultura, literatura, arte e gastronomia paranaense.
É composto por uma sala museu, duas galerias de arte, cozinha autoral, biblioteca, ateliê de literatura, ateliê de artes e, também, o próprio e múltiplo ateliê de seu criador o artista visual, escritor e chef de cozinha Luiz Arthur Montes Ribeiro.
Várias exposições e lançamentos de livros estão agendadas para este ano.
Serviço:
Exposição “A Desconstrução da Forma” – Artista Visual João Carneiro
Instituto Montes Ribeiro
6 de maio de 2023, das 15h às 18h.
de 10 de maio até 24 de junho, às quartas, quintas e sextas-feiras das 14h às 20h e sábados das 10h às 14h, mediante agendamento pelo (41) 99181-0220 – (41) 3092-9119 ou contato@institutomontesribeiro.com.br – Outros dias e horários devem ser consultados com antecedência. Entrada franca
Avenida Vicente Machado 160, conjuntos 61/62, Edifício Neudes Calixto, Centro, Curitiba