Entre os dias 12 e 23 de junho, acontece o curso de Introdução à Conservação de Papel na Escola de Patrimônio & Liceu das Artes de Curitiba. O curso será ministrado pelas conservadoras-restauradoras de bens culturais móveis Adriana do Rocio Honório e Jessica Petri, idealizadoras do projeto juntamente da Flutua Produções, Canô Produções e do Atelier Petri. As inscrições estão abertas e vão até o dia 1º de junho.
O projeto busca incentivar os participantes a desenvolverem um olhar crítico sobre a conservação de obras em papel em acervos particulares e públicos, pequenos ou grandes, a partir de conceitos imprescindíveis para a boa conservação de obras em estado de guarda. As obras em papel incluem livros, desenhos, pinturas, colagens, fotografias de importância histórica ou de valor sentimental, entre outros.
Ao todo, serão dez aulas presenciais sobre os estilos de aplicação de obras de arte, as etapas de identificação de problemas, patologias, danos de ação ambiental e pelo tempo, técnicas de conservação preventiva e posterior ao dano. As vagas são destinadas a colecionadores, conservadores, restauradores, museólogos, historiadores, galeristas, estudantes com foco em acervos particulares, funcionários de bibliotecas e arquivos (públicos e privados) e pessoas interessadas no tema.
A conservadora e restauradora de bens culturais móveis e imóveis com foco em escultura e pintura parietal, Adriana do Rocio Honório, destaca que o curso será dividido entre teoria e prática, com visita guiada e estudo de caso, de forma a complementar a capacitação. “Consideramos muito importante o conhecimento especializado e o olhar atento para a boa prática da preservação”, completa.
Além do curso, o projeto prevê a restauração de uma obra em aquarela e nanquim do artista curitibano Poty Lazzarotto, datada de 1993. A conservadora e restauradora de bens culturais móveis com foco em obras em papel, Jessica Petri, comenta sobre a escolha da obra e como será o processo de restauração. “É uma grande responsabilidade trabalhar em uma obra desse porte. Restaurar uma obra dele só enfatiza o seu legado como o artista versátil que era. Todo o conjunto da obra do Poty é muito importante para a história da cidade e do Paraná. Nesse caso específico, a obra precisa de tratamento em manchas por ação de umidade concentrada e migração de tinta, por isso o trabalho é delicado e demorado, tem que ser feito com muita paciência, deixando ‘o papel decidir’ o ponto de limite”, explica.
O projeto foi realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Sobre Jessica Petri
Jessica Petri possui graduação em Artes Visuais com ênfase em computação gráfica, é especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos, e cursou por 4 anos Licenciatura em Química na UFPR. Estagiou na Fundação Cultural de Curitiba, trabalhou para duas grandes empresas na área de arquitetura direcionada ao restauro e como auxiliar de conservador-restaurador no prédio do Paço da Liberdade, em 2009. Também atuou no acervo do Museu Oscar Niemeyer e atualmente trabalha principalmente na área de Restauro de Papel em Atelier próprio, desde 2011.
Sobre Adriana do Rocio Honorio
Adriana do Rocio Honório é graduada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná e especialista em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos Arquitetônicos. Trabalhou por 8 anos em uma empresa da área de arquitetura especializada em restauro e como auxiliar de conservador-restaurador nas pinturas do teto do Paço da Liberdade, em 2008. Desde 2017, trabalha em atelier próprio com imaginária, telas, prospecções e obras arquitetônicas.
SERVIÇO
Curso de Introdução à Conservação de Papel
Com Jéssica Petri e Adriana do Rocio Honório
De 12 a 23 de junho, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30 (presencial)
Escola de Patrimônio (R. Kellers, 63, Curitiba/PR)
Inscrições gratuitas através do link: https://linktr.ee/flutuaproducoes
Mais informações:
www.instagram.com/flutuaproducoes | www.instagram.com/canoproducoes
foto- Platea Comunicação & Arte