A boneca mais famosa do mundo prova que sua popularidade é atemporal: no auge de seus 64 anos, ela é o assunto do momento. “Barbie” estreia nos cinemas nesta quinta-feira (20), e a expectativa pelo lançamento do live-action tem deixado o mundo mais cor-de-rosa. O que antes era fantasia de criança, agora, é desejo de consumo que não se limita à faixa etária infantil. Afinal, quem nunca sonhou em viver no universo da Barbie?
A produção da Warner tem repercutido tanto que, o termo “Barbiecore”, é um dos mais buscados no Google nos últimos meses. Proposta pela Mattel décadas atrás, a estética vai além da cor que é a marca registrada da boneca, também é caracterizada por elementos lúdicos, alegres e repletos de personalidade – máxima que também se aplica ao décor. Para provar que não é necessário sair pintando tudo de rosa para ter uma casa com a cara da Barbie, separamos quatro ambientes com o estilo Barbiecore para inspirar:
All pink
Nesta casa modular de 80 m², o rosa surge como grande protagonista do espaço. Inspirada em sua própria história de vida, a arquiteta Juliana Loffi apresenta um ambiente repleto de significados. Ao enfrentar um tratamento contra o câncer, a a partir da arquitetura conceito, ela escolhe a cor para retratar sua história. Para contrapor com o pink das paredes e do piso, que recebe o imponente tapete da Botteh Handmade Rugs, o teto é revestido com um MDF que remete à madeira lixada. O padrão Carvalho Milenar, da Sudati, confere equilíbrio ao espaço com seu tom claro e toque aquecido.
Projeto: Juliana Loffi | Foto: Fábio Severo
Paleta marcante
Engana-se quem pensa que a Barbie se resume ao rosa! Ela sempre transita pelo azul – cor característica de seu companheiro, Ken – e adora a clássica composição de preto e branco para complementar seu estilo. A arquiteta Thalita Nascimento aproveita essa construção marcante da paleta Barbiecore e apresenta um projeto que, facilmente, poderia ter sido concebido para a boneca. O destaque fica para o design romântico do sofá Sofia da Estofados Jardim, criação da designer Deyse Roza. Sendo uma peça intimista, a namoradeira é ideal para acomodar duas pessoas e encantar qualquer ambiente. E aí Barbie e Ken, aprovado?
Projeto: Thalita Nascimento l Foto: Divulgação
Toques de rosa
Para quem prefere mais sutileza, pequenas pinceladas de rosa são suficientes para abrilhantar o espaço. Neste projeto assinado por Luciana Baggio, a designer seleciona peças da Simmetria Ambienti – uma releitura das clássicas wing chairs – para ser o ponto alto da ambientação. As poltronas Wing, de Jader Almeida, apresentam o rosa em sua forma mais sofisticada. A paleta de cores neutras do ambiente incorpora o tom Barbiecore de maneira suave, sem deixar de enaltecer a personalidade da nuance.
Projeto: Studio Luciana Baggio l Foto: Eduardo Macarios.
Em qualquer local
Repleto de personalidade, este consultório ousa e oferece uma experiência singular para seus pacientes. Ao entrarem no lavabo, esperando a neutralidade comum às clínicas, se deparam com uma atmosfera Barbiecore. A iluminação cénica dá um tom especial ao projeto, assinado pelo escritório BST Arquitetura. Os profissionais escolhem os móveis sob medida da Gava Ambientes Completos para aproveitar cada espaço disponível. Para completar o charme da marcenaria, a cuba revestida em madeira é combinada com o letreiro neon colocado na parede.
Projeto: BST Arquitetura l Foto: Eduardo Macarios.
foto destaque na matéria: Projeto Juliana Loffi | Foto: Fábio Severo