Beleza natural: tendências na arquitetura e decoração

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

A organicidade tem ganhado cada vez mais espaço na arquitetura atual, sendo destaque em grandes feiras como Milan Design Week e Paris Design Week, além de protagonista em mostras e projetos ao redor do mundo. Mas, engana-se quem pensa que o conceito é novo. O design orgânico surge em 1930 com o arquiteto norte-americano Frank Lloyd Wright, um dos principais nomes do século XX no segmento. A premissa desta linha da arquitetura é criar uma harmonia entre as pessoas e a natureza, expressa através de ambientes fluídos e integrados.

A força desta narrativa se intensificou durante a pandemia, quando as pessoas ansiavam por conexão com o natural, e vem se aprimorando desde então. Atualmente, a Arquitetura Orgânica vai além das formas não rígidas, adotando a apreciação do imperfeito como um dos seus pilares: peças assimétricas, texturas rústicas e materiais naturais são elementos que fogem do convencional e criam ambientes únicos e alinhados com o conceito.

Pensando nisso, reunimos alguns ambientes que tem a organicidade como peça chave do projeto. Confira e inspire-se:

Travertino e sua rusticidade

Projeto: SUÍTE Arquiteto com Travertino NPK Mármores | Foto: MCA Estúdio

As texturas são base para o conceito da organicidade. Neste projeto, assinado pelo escritório SUIÍTE Arquitetos, o Travertino NPK surge como pano de fundo para o imponente painel criado na sala de estar, que se estende até a lareira. A peça ainda ganha detalhes criados com tijolos, que agregam um charme único e abraçam a rusticidade dos materiais.

 

Toque Artesanal

  

Projeto: Alessandra Gandolfi | Foto: Eduardo Macarios

O toque handmand e a força da pedra natural são destaques deste banheiro assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi. O efeito rústico das bordas é chamado de “apicoado”, feito artesanalmente com batidas ao redor da pedra. Um trabalho delicado e que exige um olhar clínico, mas com um resultado incrível. A peça em mármore branco se une às plantas, cestos em vime e madeira natural do teto para criar um ambiente aconchegante e orgânico.

 

Tons neutros

Projeto: Griff Arquitetura |Foto: Bia Nauiack

Nesta suíte, o conceito orgânico se evidencia nas formas fluídas, tons claros e materiais naturais. As curvas assimétricas, que vão das paredes ao mobiliário solto Century da Villa Batel, dão vida ao ambiente. Os diferentes materiais também se combinam na marcenaria exclusiva da Gava Ambientes Completos. Os móveis sob medida trazem a rusticidade que o estilo pede, explorando a textura amadeirada do MDF. Os padrões Carvalho Milenar e Floripa da Sudati completam o projeto com nuances claras, aquecidas e alegres.

 

Contato com a natureza

Projeto: Luiz Volpato | Foto: Eduardo Macarios

O projeto do arquiteto Luiz Volpato traz elementos minimalistas que, tanto no arquitetônico quanto no interior, destacam a organicidade da natureza que circunda a residência. Os poucos apoios estruturais permitem a conexão da rua com o exuberante bosque dos fundos do lote; conferindo leveza e a permeabilidade visual para a área mais interessante do lote.

 

Integração

Projeto: Samara Barbosa | Foto: Bia Nauiack

A integração também é uma aliada para o conceito orgânico, possibilitando espaços que fluem entre si de forma leve e natural. Neste projeto, assinado pela arquiteta Samara Barbosa, a forma sinuosa do mobiliário cria este movimento para a área social aberta com cozinha, sala de jantar, churrasqueira, living social, ideal para receber familiares e amigos.

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?