Uma área social com direito à uma generosa cozinha que exala a felicidade de receber os moradores e convidados, sala de estar, jantar, além de uma varanda muito bem explorada. Essa sinopse dá a tônica da reforma que a arquiteta Cristiane Schiavoni, responsável por seu escritório homônimo, realizou para uma família, que já habitava no apartamento de 142 m², e resolveu que era o momento de renovar.
Para ressignificar a morada de acordo com os desejos do casal e seus filhos adolescentes, a profissional revisou o layout da planta, deixando a cozinha em evidência, e investiu em um décor de cores vivas, e que emana a atmosfera de tranquilidade.
Cozinha integrada à área social dá as boas-vindas
Completando os ares de bem receber da cozinha, o lettering idealizado pela arquiteta destaca uma mensagem que faz a diferença no prazer de viver e degustar: ‘O Sabor da vida depende de quem tempera’.
Quem entra no apartamento, logo percebe a sensação de acolhimento com o azul vívido encontrados nas paredes, teto e marcenaria da cozinha. Atendendo ao pedido da moradora, a arquiteta modificou o layout para conectá-la com os demais ambientes, oferecendo visibilidade e os diálogos entre familiares e convidados, mesmo em diferentes pontos.
Quem observa a ilha de frente não imagina que existe uma estrutura super completa na parte interna. Embaixo da bancada com cooktop e revestida com porcelanato que remonta o aspecto do mármore Calacata, os gavetões garantem o espaço perfeito para guardar panelas temperos e outros itens. “A extensão da área para refeições rápidas ficou super interessante e deu base para o home bar que acomoda a cervejeira, adega e a bandeja”, destaca Cristiane.
Na bancada de trabalho, a profissional sai do padrão e, ao invés de uma cuba espaçosa, investiu em duas por um motivo perspicaz: ao fundo, a maior realiza as funções de lavar louças e alimentos, enquanto a menor, mais pertinho da cozinha, foi instalada para dar suporte bem pertinho do cooktop. “Só quem está à frente das panelas sabe como é necessário esse jogo rápido de virar para um lado e acessar a torneira”, enfatiza.
Para Cristiane, a marcenaria com espaço generoso e a bancada com duas cubas foram critérios que contribuíram para facilitar as tarefas na cozinha.
Discreto, o lavabo foi revestido com papel de parede e a bancada de mármore já existia. Do lado de forma, a escultura de folha da artista Rosana Ciotta.
No projeto, a profissional direcionou o destaque merecido para a sala de jantar, uma vez que essa área não era aproveitada no layout original do imóvel. Uma leve cortina confere privacidade ao recobrir o acesso para a varanda, que por sinal revela uma dupla proposta.
De um lado, a ala de estar entrega aconchego, desconexão e relaxamento com o deck acompanhado por almofadas, pufes e uma marcenaria com mais uma configuração de bar e cervejeira. “O piso vinílico foi incluído justamente com a ideia de deixar o sapato, sentar no chão, apoiar-se em uma almofada e abrir uma cerveja gelada tanto em uma noite após o trabalho, como aos finais de semana”, compartilha Cristiane. Na ponta oposta, a reorganização incorporou um espaço gourmet completo com churrasqueira e chapeira para lanches.
Serviço:
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP), Cristiane Schiavoni atua na área de arquitetura, decoração e reforma desde 1996, reunindo centenas de projetos dentro e fora do Estado de São Paulo.
Fotos: Luis Gomes