Luminosos em neon: inspirações e dicas para mantê-los sempre funcionando

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

Frases de efeito, palavras engraçadinhas, “sacadas” instagramáveis e desenhos fofos: quase tudo é possível eternizar em tubos de brilho fluorescente colocados em paredes de todos os tipos. Populares nas ruas, servindo de letreiro para bares e restaurantes, o luminoso feito de luz néon ganhou de vez espaço na decoração de residências pelo ar moderno e urbano que traz para qualquer ambiente.

Para Priscila Poli, head designer da Casamar – hub 360 focado em planejar, reformar e decorar casas de férias –, o sucesso do item se explica pelo aspecto “vintage”, que cria uma atmosfera divertida para qualquer cômodo, e por ser um objeto customizado, em que a personalidade dos donos da casa fica ainda mais evidente. “Gloria Vanderbilt já disse que a decoração é uma autobiografia, então nada melhor que escrever sua história com luz, brilho e cor, não é mesmo?”, brinca a especialista.

Mas, para manter o item sempre funcionando, é necessária muita atenção aos detalhes de instalação.

  1. Escolha do local: Decida em que parede deseja instalar o luminoso. Parece básico, mas é importante que seja uma decisão permanente, que você não queira trocar de local com frequência.
  2. Alimentação elétrica: Há possibilidade de ligar seu luminoso diretamente na tomada elétrica comum. Nesse caso, certifique-se de que ela esteja próxima, que o fio não fique esticado demais e que seja seguro para outras pessoas da casa. E há a instalação elétrica direta. “Eu indico a instalação direta com fiação elétrica, mas isso requer conhecimento elétrico e auxílio de um eletricista profissional. A instalação direta assegura maior proteção contra possíveis acidentes – já que não há fio ´solto´– e também um acabamento mais refinado, com a fiação invisível. Além de ser muito mais funcional, já que está interligado ao interruptor”, pontua Priscila.
  3. Proteção: Considere a instalação de um revestimento transparente ou um perfil de proteção para evitar danos físicos ao néon, como quebras ou arranhões.
  4. Limpeza: Para manter as luminárias de néon LED em bom estado, limpe-as regularmente com um pano macio e seco. Evite o uso de produtos de limpeza abrasivos, pois podem danificar o revestimento.
  5. Evite a exposição prolongada ao sol: A exposição prolongada ao sol pode causar desbotamento do néon. Evite instalar as luminárias em locais que recebam luz solar direta por longos períodos.

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Onde você se mantém informado sobre o que de melhor acontece na cidade. Aqui não tem desculpa para ficar em casa.

Escolha o assunto

Newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?