Quem ainda não visitou a floresta do foyer da CAIXA Cultural Curitiba tem até o próximo domingo, 23 de junho, para aproveitar essa experiência única. O Festival Literário Histórias da Floresta, que já passou por São Paulo, Brasília e Fortaleza, encerra sua temporada em Curitiba antes de seguir para Recife.
Com mais de 300 espécies de vegetação natural, a exposição imersiva oferece uma série de atividades gratuitas voltadas para as crianças, destacando a literatura nativa. A idealizadora e diretora do Festival, Flávia Milbratz, destaca que o objetivo é apresentar às crianças os elementos da cultura indígena, incentivando uma visão de mundo que valorize o respeito e o conhecimento ancestral, a diversidade cultural e a preservação ambiental.
Programação
Durante esta semana, a floresta viva segue aberta para visitação guiada. No final de semana, a programação de encerramento inclui uma oficina livre com materiais da floresta, contação de histórias e a apresentação do bloco Afro Pretinhosidade, que celebra a cultura afro-brasileira ao som do samba reggae.
Terça-feira (11/06) à sexta (14/06)
Às 10h e às 14h: Exposição Floresta Viva e visitas guiadas para grupos agendados
Sábado (22/06)
10h: Visita mediada à Instalação Floresta Viva
11h: Oficina Livre – Conhecendo os materiais da Floresta
14h: Contação de Histórias – Moã Dja avisa, respeita a mata que a planta é viva!, com Dayane Padilha
16h: Contação de Histórias – A Fruta sem Nome, com Ciliane Vendruscolo
Domingo (23/06)
10h: Visita mediada à Instalação Floresta Viva
11h: Oficina Livre – Conhecendo os materiais da Floresta
14h: Apresentação de Encerramento com Bloco Afro Pretinhosidade
Sinopse: O bloco Afro Pretinhosidade celebra a cultura afro-brasileira com ritos vibrantes. Ao som do samba reggae, traz toda a sua ancestralidade para brincar com todos os erês e curumins, promovendo a valorização de um povo.
Sobre o Grupo
A Associação Cultural Bloco Afro Pretinhosidade leva para o carnaval de rua curitibano uma estética negra que afirma a beleza e a cultura do povo negro da cidade. A partir de ações artísticas e culturais, a associação trava uma luta antirracista necessária na capital paranaense, trazendo fortes referências afro-brasileiras e africanas que impactam e reforçam o orgulho de ser negro. Os símbolos, cores, temas, movimentos e sons que o bloco coloca nas ruas transbordam resistência e promovem aprendizados tanto para os participantes quanto para os espectadores. A ACBAP tem como objetivo preservar, valorizar e expandir a cultura afro-brasileira, principalmente através do samba reggae, escolhido como ritmo principal das apresentações.
SERVIÇO
Festival Literário Histórias da Floresta
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Data: até 23 de junho de 2024
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Acesso para pessoas com deficiência
Entrada gratuita
Horário: Terça a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 19h
Confira a programação completa: Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram caixaculturalcuritiba
Informações: (41) 4501-8722