Um passeio pela Pedreira de Mármore – da extração à comercialização da pedra

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

Você já visitou uma pedreira de mármore? Tivemos a experiência, a convite da Gramarcal Granitos e Mármores, de conhecer a Jazida Mármore Paraná em Rio Branco do Sul, que fornece o mármore branco paraná – um dos mais solicitados no mercado.

Foi um passeio completo, onde todos tiveram a oportunidade de ver de onde vêm as rochas naturais e qual é o processo que elas passam até chegar na casa do cliente.

Os mármores e granitos são rochas formadas dentro da terra por meio do esfriamento do magma. Acontecimentos geológicos fazem com que essas rochas sejam empurradas para a superfície. Quando isso acontece ocorre um resfriamento, originando assim rochas ígneas internas, entre elas o granito e mármore.

O processo de extração tem início nas jazidas – reservas naturais em grandes montanhas rochosas onde as pedras estão em seu estado natural. Para o sucesso da extração, são necessários equipamentos apropriados e equipe profissional bem preparada.

 

O primeiro pedaço de rocha é chamado de bancada ou prancha, o qual tem uma medida aproximada de 12 metros de comprimento. Após retirada da bancada, a mesma terá novo recorte, e serão produzidos os blocos (cubos menores de pedras de aproximadamente 3 m).

Após essa etapa, os materiais são armazenados em grandes caminhões adaptados para cargas pesadas e transportados com destino à indústria, no caso, a fábrica da Gramarcal – é lá que esses blocos são transformados em chapas.

Essas chapas podem ser produzidas em acabamentos polido (com brilho) e levigado ou escovado (ambos sem brilho). E por fim, após passado pelo processo de extração e industrialização, o mármore está pronto para ser comercializado por marmorarias que irão executar os projetos de pias, escadas, balcões, colunas, lareiras e até onde a criatividade permitir.

Uma curiosidade é que o cliente pode ir até a jazida escolher seu bloco, e para ter uma ideia melhor de como é a cor com as “ranhuras” naturais da pedra, o bloco é molhado, assim, com ele úmido, aparece bem o desenho e o tom da pedra.

Uma experiência incrível!

 

Serviço:

Gramarcal

Rua Fortunato Taverna, 40 – Colombo (PR). @gramarcal

Marmífera Paraná (@marmiferaparana)

Escritório:
Rodovia Antônio Gasparin, 780 B – Poço Negro
CEP:83414-520
Cidade: Colombo- Estado: PR

Pedreira:
R das Araucárias – Est do Pinhal – Campina dos Pintos
CEP: 83540-000
Cidade: Rio Branco do Sul – Estado: PR

 

 

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?