Amantes da boa cerveja artesanal de todo o Brasil agora têm um motivo a mais para visitar Curitiba: a capital paranaense ganhou esta semana a Rota Cervejeira de Curitiba, um mapa com 20 microcervejarias artesanais da cidade que são abertos à visitação ou promovem eventos de degustação.
A iniciativa é da Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva), com apoio da Secretaria do Turismo do Paraná e do Viaje Paraná, órgão de promoção comercial do turismo no estado.
Fazem parte da rota as microcervejarias Alright Brewing Co, DUM Cervejaria, Gauden Bier, Moondri, Bencke Bier, Bastards Brewery, GastBier Brewpub, Old Car Brewpub, Hops Brew, Fumaçônica, Bier Hoff, Gruit Beers, FrohenFeld, EH Brewing, Cervejaria Bonato, Joy Project, Xamã, Swamp, Bodebrown e Yule Brevery – todas localizadas em território curitibano.
ATRAÇÃO TURÍSTICA – A ideia der criar a rota surgiu da percepção de que um número cada vez maior de visitantes de outros estados têm vindo a Curitiba para visitar as microcervejarias da cidade, muitas delas premiadas e já com renome nacional. Nos últimos anos, o Paraná viu o segmento crescer e o estado se posicionou como um dos maiores detentores de empresas do nicho. Em 2024, são mais de 170 cervejarias registradas e uma produção estimada em 7,8 milhões de litros por ano.
A Procerva também aponta que, quando se trata desse ramo, Curitiba é sempre indicada pelos especialistas como um dos principais polos cervejeiros do País, apresentando um crescimento consistente no segmento nos últimos cinco anos, diferente do consumo geral de bebidas alcoólicas, que teve uma queda de 9% no mesmo período. Mas é recomendada, especialmente, pela qualidade da bebida produzida aqui. “Esse setor da economia representa uma grande movimentação cultural e popular do Paraná, basta ver a quantidade de cervejarias e microcervejarias que temos por aqui. Por isso a importância de divulgar a nova rota, que irá fomentar tambék o turismo como um todo”, diz o diretor-presidente da Procerva, Everton Delfino.
Para o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, iniciativa é fundamental para atrair novos visitantes, movimentar o setor e gerar empregos. “Temos potenciais em diversas áreas desse recorte, sobretudo em bebidas, como é o caso das cervejas artesanais. Esse é um segmento em ascensão e com grande busca por parte dos turistas, por isso, lançar a Rota Cervejeira é importante, já que temos muitos produtos e experiências em Curiti9ba e no Paraná”, disse. “Isso beneficia pequenos e médios empreendedores, fundamentais ao ramo e ao setor paranaense como um todo, porque não existe turismo sem a iniciativa privada”.
O ESTADO DA CERVEJA ARTESANAL NO BRASIL – A Rota Cervejeira de Curitiba foi lançada no último domingo, durante a sexta edição do Festival da Cultura Cervejeira, realizada na Praça Afonso Botelho, na capital paranaense. Mais de seis mil pessoas passaram pela feira, que além de degustação de mais de 200 rótulos de cervejas teve também apresentações culturais, espaço kids e música ao vivo. Na ocasião, o Governo do Paraná anunciou também a realização do Festival em mais três municípios paranaenses ainda este ano: Foz do Iguaçu, Guarapuava e Maringá. “Nosso sonho é, junto com o apoio do Governo do Estado, transformar o Paraná no estado brasileiro da cerveja artesanal. E estamos no rumo certo e a passos largos”, finalizou Delfino.