O Azul e Dourado do Réveillon na Tailândia

Réveillon no rio Chao Phraya

Para quem busca uma viagem inesquecível pelo sudeste asiático, deve planejar a melhor época para viajar para o outro lado do mundo, fugindo do clima complexo da região, que inclui as monções e altas temperaturas. Cidades premiadas, mergulhos incríveis, mercados noturnos, santuário de elefantes, e muito mais… Por isso, que tal aliar climas quentes, período de férias e ainda incluir um super réveillon?

Uma imersão pelo azul e dourado da Tailândia é uma viagem dos sonhos, entre templos, monumentos históricos, religiosidade budista (95% da população é budista) e ainda mergulhos em águas cristalinas. Destino escolhido para a próxima temporada da série White Lotus, na Netflix, é também uma imersão no luxo dos resorts de natureza, da gastronomia saudável e de muita diversão.

Uma viagem pela Tailândia não pode deixar de contemplar os contrates do país. Recém ingresso como parceiro dos países BRICs, que este ano tem o Brasil como presidente, a Tailândia há tempos é destino queridinho dos viajantes brasileiros.

Essa aventura começa pela capital Bangkok e sua inacreditável mistura entre o cosmopolita e o interiorano, entre o novo e tantas tradições. Desde ruelas com restaurantes típicos onde são servidos principalmente legumes e frutos do mar até os arranha-céus e seus rooftops, podendo ultrapassar a 60 andares. A badalada rua “Koasan Road” também já esteve nas telas de cinema com o filme “Se Beber não case”.

The House By Ginger - em Chiang Mai
The House By Ginger – em Chiang Mai

A dica é: curtir uma noite com amigos na Koasan Road e se permitir ser bem “turistão”. A briga de balada mais animada vai deixar você confuso entres as músicas altas que tocam ritmos asiáticos e até funk brasileiro. É na Koasan que você vai provar o escorpião, tomar cerveja de torre e ainda poder conferir as massagens tailandesas no meio da rua até tarde da noite.

Depois da badalação, hora de voltar para um bom hotel perto de tudo, principalmente das casas de massagens e seus menus com dezenas de opções. É quase uma obrigação fazer algumas delas durantes as férias por lá. Bangkok tem de redes de hotéis de luxo como o Mandarim Oriental a hotéis locais que servem muito bem aos turistas ocidentais.

Uma noite incrível em Bankok é a festa de réveillon nos barcos pelo rio Chao Phraya, de frente para os templos. Existem barcos de diversos estilos e preços. Dos mais turísticos aos mais luxuosos. Todos numa grande festa com mais de 15 minutos de fogos e a benção do budismo para começar o ano.

Uma das mais tradicionais publicações de viagens, a Lonely Planet, escolheu 10 cidades pelo mundo como os melhores destinos para se conhecer em 2025. Na América do Sul, Curitiba figura na lista, e no sudeste asiático, a cidade de Ching Mai, no norte da Tailândia.

Comunidade Long Neck - refugiadas do Miamar em Chiang Mai
Comunidade Long Neck – refugiadas do Miamar em Chiang Mai

A 2ª maior cidade do país, vibra turismo em seus mercados noturnos, em seus santuários de elefantes e é abrigo também para as mulheres “do pescoço longo”, refugiadas do Miamar. Mas Chiang Mai é principalmente uma das cidades mais gastronômicas da Tailândia. Diversos restaurantes com indicação Michelin, como o The House by Ginger e sua fantástica cozinha local que vai de entradinhas com tâmaras, abacaxi, pimenta e molhos a receitas com arroz e coco em apresentações lindamente apetitosas.

Após visitar tempos e seus budas dourados em Bangkok e Chiang Mai, chegou a hora de ir ao sul do país para um mergulho no azul de Ko Phi Phi. A ilha que também foi palco de filmes como o “A Praia” com Leonardo di Caprio, é hoje um dos principais destinos do sudeste asiático. E o melhor: de dia e de noite! Ko Phi Phi não para.

De dia, um passeio de barco pela Ilha e suas paradas para mergulho num mar absurdamente cristalino. Peixes ornamentais, barcos coloridos e um visual inesquecível. Mas atenção, você estará num paraíso super desejado por ocidentais e orientais, portanto, é importante planejar com atenção sua viagem, para não perder a melhor programação e lugares da região. Onde a gente se hospeda e onde frequentamos muda toda a experiência da viagem. De noite, aproveite o lado jovem da ilha e suas festas com fogo, poolparties até o amanhecer.

"May Bay" em Ko Phi Phi foi cenário do filme "A Praia"
“May Bay” em Ko Phi Phi foi cenário do filme “A Praia”

Viajar em grupo é uma boa opção para quem não quer se preocupar com nada e apenas aproveitar o melhor do país. Empresas como a Govinda Turismo, com quem fui nesse roteiro incrível, faz viagens em grupo que se tornam momentos super cômodos e surpreendentes.

Verão no Sudeste Asiático é sinônimo de espiritualidade, diversão e boa gastronomia. Aproveite cada lugar, as histórias, a cultura única da Tailândia, esse país que cada vez mais se abre ao turismo e com quem temos o prazer de compartilhar um pouco do que é ser viajante brasileiro. Viva!

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?