Os Encantos de Sitges A cidade branca de alma mais colorida da Espanha

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

A escolha foi por conveniência: queríamos fazer um bate e volta de Barcelona, em algum lugar que tivesse praia. A cidade mais próxima era Sitges, então foi assim que ela entrou em nosso roteiro. Mas sinceramente? Se soubéssemos que seria tão incrível, teríamos nos programado e passado pelo menos dois dias por lá.

A cidadezinha fica a 35km de Barcelona. Assim, se pegar um trem, em 30 minutos você chega na estação de Sitges.

A cidade tem 17 praias, para todos os perfis: tem praia de nudismo, tem praia voltada para o público GLS, e tem as frequentadas por famílias e crianças. As praias de Sitges ganharam uma fama especial na Espanha por serem muito limpas e com grande qualidade de areia e água. Este é um dos principais motivos por que tantos veranistas decidem descer da principal cidade catalã para pausas breves em Sitges.

Caminhar pela cidade é uma tarefa obrigatória, já que a beleza de Sitges está em suas ruas e casas branquinhas, que nos remetem à Grécia. Os casarios e construções alvos fazem um contraste com o mar azul, e com o colorido da alma da cidade (gay-friendly), além do colorido das suas festas: Sitges ficou famosa pelo seu Festival Internacional de Cinema e seu Carnaval. Sim, carnaval! Definitivamente a cidade tem muita vida!

O centrinho de Sitges é formado por vielas estreitas repletas de lojas e restaurantes, onde vale a pena passear, conhecer e fazer compras. Na verdade dá pra perder uma tarde inteira nesse centro, em meios às roupas, souvenirs e presentes com diversas opções com preços bons. Ah, não esqueça dos sorvetes: vários, deliciosos, de inúmeros sabores.
A história de Sitges começa no período Neolítico, quando arqueólogos identificaram um assentamento ibérico na região. O nome vem dos silos – depósitos para armazenar cereais – encontrados na topografia da cidade. Durante a Idade Média, no alto da colina de La Punta, foi construído um castelo que hoje funciona a prefeitura local. Um dos pontos turísticos mais importantes de Sitges é a igreja de San Bartomeu e Santa Tecla que fica no alto da colina e de onde se tem uma bonita vista da praia. E, embora a cidade tenha turistas o ano inteiro, é no verão que você pode aproveitar o mar.

Obviamente que a riquíssima gastronomia espanhola se faz presente: não deixe de comer os frutos do mar, mariscos, ostras, camarões e a famosa paella. A cidade também está repleta de tapas bar, com as pequenas porções das mais diversificadas comidinhas, petiscos, azeitonas, jamón ibérico, anchovas, lulas, entre outras delícias. No meio da tarde escolha um café para degustar uma sobremesa e aprecie a movimentação dos turistas.

Casa Bacardí
Este passeio indicamos. Pra quem se interessa por história, curiosidades e não abre mão de um bom drink, vale muita pena. A Casa Bacardí fica bem no centro histórico de Sitges, na Plaza del Ajuntamento. As visitas abertas ao público acontecem de sexta a domingo, em horários fixos. A dica é, assim que chegar na cidade, ir até a Casa, escolher o horário e garantir antecipadamente a sua entrada: custa 9 euros.
A visita guiada começa falando  um pouco sobre a história da família Bacardi, como tudo começou, a saída da Catalunha para Cuba e a produção do rum. Na próxima sala vem toda uma explicação sobre como é feita a bebida.  Rende fotos bem legais com os tonéis e o moinho de cana antigo. É também nessa parte que dá para provar o melaço de cana. No fim da visita, certamente a parte mais interessante: o visitante é levado para o bar e aprende a fazer o verdadeiro Mojito e o Cuba Libre original. Com direito, claro, à degustação.

Que praia ficar?

A escolha vai depender muito do seu perfil. Sugiro uma pesquisa detalhada porque Sitges tem prais quase desertas, com pouca estrutura de serviços, a praias lotadas, com serviço de bar, guarda-sol e tudo o que se tem direito quando o assunto é comodidade e “pé na areia. Listamos aqui algumas opções:

Platja Sant Sebastià – à leste da imponente igreja da cidade, é um ótimo lugar para se estar com os pequenos. Sant Sebastià é um destino de eleição para os residentes da cidade e tem uma atmosfera muito relaxada.

Platja de les Anquines – Esta é a praia mais ocidental da zona, com um comprimento de 160 metros. É o lugar onde vai querer ir para fugir de todas as preocupações, visto que está localizado numa pequena zona rochosa protegida, e aqui irá certamente encontrar paz e sossego. Também é ótima para se estar em família.

Platja de la Fragata – localizada por baixo da bela igreja de Sitges, esta é uma das praias mais centrais. É bastante popular entre os mais jovens, já que a praia tem uma boa dimensão e dispõe de redes e vôlei. Uma praia “esportiva”. Não dispõe de cadeiras ou guarda-sóis, mas tem chuveiros e um bar de praia.

Platja de la Ribera – Esta é também uma das maiores praias da zona (com 260 metros de comprimento), mas por estar tão próxima da cidade ela tende a encher nos dias de verão. Tem todas as comodidades principais, com acessos por rampa e uma escola de navegação no mar.

Platja de la Bassa Rodona- Esta é a principal praia gay da cidade. A sua localização é bastante central e normalmente é uma das mais movimentadas de Sitges.

Platja dels Balmins- Praia naturista. Esta praia a leste da igreja (fica a 15 minutos a pé dali). É bastante popular e possui um pequeno restaurante, sem contar com as comodidades normais das praias da cidade, incluindo chuveiros públicos. A beleza é que em vez de edifícios ela tem montanhas como pano de fundo. É  uma praia naturista, por isso lembre-se que aqui o negócio é andar sem roupas. Mas os não-nudistas são bem-vindos também. 


Como chegar a Sitges

*partindo de Barcelona
Para quem não quer gastar com taxi, e está sem carro, a melhor forma de chegar a Sitges é de trem, que leva em média 30 minutos e custa entre sete e oito euros a passagem. Rápido, fácil e confortável.



O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?