A Lapa nasceu sob o tropel das tropas que vinham de Viamão no Rio Grande do Sul, para a Feira de Sorocaba, em São Paulo. E eram tão generosas as aguadas e a sua formação geográfica, que foi chamada por muitos de “País dos Tropeiros”.
Um acampamento aqui… outro acolá…. Mais tarde uma casinha, mais outra, e outra…. E assim nasceu a cidade que traz até hoje na sua alma e na sua história marcas indeléveis deste ciclo que trouxe desenvolvimento para muitas regiões e alargou as fronteiras do Brasil.
Na gastronomia, nos usos e costumes, na música, na vida campeira e até no linguajar, ainda encontramos vivo o legado cultural destes bravos desbravadores do Tropeirismo – um ciclo econômico que foi se extinguindo com o surgimento das rodovias asfaltadas e do transporte por caminhões. Porém, a importância desta influência até hoje permanece viva na vida lapeana e na cultura da cidade.
E para comemorar a data do Dia do Tropeiro, que foi a primeira instituída em lei no Brasil em homenagens aos tropeiros (ano de 1966), o município e a UTL- União dos Tropeiros, estão promovendo o Dia do Tropeiro na Lapa:
Dia 26 de Abril – Quinta-Feira -”Dia do Tropeiro”
Horário: 19:30 -*Revitalização da Sala do Tropeiro. *Apresentação dos trabalhos dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Local: Casa Vermelha – Rua Barão do Rio Branco, 1320.
Dia 28 de Abril – Sábado
*Recepção das comitivas. Local: Fazenda do Sr. Hilário Rodrigues (comunidade do Feixo).
Dia 29 de Abril – Domingo
*9 horas – Tropeada. *11h – Celebração Campeira. 12 horas – Almoço Tropeiro. *Das 12h às 17h – Apresentações artísticas – Atividades Campeiras variadas – Museu Tropeiro. Show com Silvestre Alves. Local: Fazenda sr, Hilário Rodrigues – Localidade: Feixo. BR 376: sentido Lapa-Curitiba.
Mais informações: 41 99986-1011 Fotos: Divulgação Museu do Tropeiro ( localidade do Feixo- LAPA) e painel do Poty Lazarotto - entrada principal da Lapa.