Realizado pela Unimed Laboratório, o teste RT-PCR necessita de agendamento e pedido médico. Sistema drive-thru busca reduzir possibilidade de contato e garantir segurança
Desde o início desta semana, os beneficiários da Unimed Curitiba e o público em geral com sintomas da COVID-19 podem agendar o exame para detectar a doença em uma estrutura com sistema moderno de drive-thru montado no estacionamento da unidade Itupava. Para a testagem, é indispensável o agendamento prévio e a apresentação do pedido médico.
“O sistema drive-thru ajuda a reduzir a possibilidade de contato físico entre as pessoas, cumprindo as medidas de isolamento e distanciamento físico no combate à doença e ampliando a segurança de todos, uma vez que as pessoas não precisam descer do veículo para realizar a coleta e os profissionais da saúde estarão paramentados com os equipamentos de proteção, afirma Rached Hajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba.
O exame oferecido pela maior cooperativa de saúde do Estado é o RT-PCR, considerado padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19 na fase aguda da doença (primeiros 7 a 10 dias) pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A coleta é realizada pela equipe da Unimed Laboratório e a confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 da amostra analisada. O resultado fica pronto em até dois dias úteis após a coleta.
O teste deve ser previamente agendado pelo e-mail contato@unimedlab.com.br. A coleta acontece somente na unidade Itupava (Rua Itupava, 737 – Alto da XV), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h. Valores e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (41) 3021.5252 ou pelo WhatsApp (41) 98801-6607.
Ações para o enfrentamento
Desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Unimed Curitiba criou um canal de atendimento 24 horas, exclusivo para tirar dúvidas e receber orientações sobre a doença. A recomendação é que os beneficiários entrem em contato pelo telefone (0800-642-2002 – opção 3 do menu) antes de procurar um hospital da rede credenciada. Após o teleatendimento e análise de cada caso individualmente, o beneficiário pode ser encaminhado para atendimento médico via Centro de Qualidade de Vida (CQV) da cooperativa ou, caso esteja em quarentena, será monitorado, via telefone, por uma equipe técnica especializada.
Ainda primando pelo cuidado com os beneficiários, a Unimed Curitiba também criou uma área exclusiva no portal unimedcuritiba.com.br em que concentra informações sobre a doença e disponibiliza uma série de comunicados que reforçam a importância da prevenção e também o cuidado com o corpo e com a mente, e vídeos com técnicas para controlar a ansiedade, formas de desviar-se dos sentimentos que não são saudáveis e opções de alimentação adequada e atividades físicas que possam ser realizadas dentro de casa. O objetivo é auxiliar as pessoas a passarem por esse momento de forma leve, buscando minimizar os efeitos da nova rotina que se estabelece mundialmente. “É tempo de cuidar da mente, do corpo e uns dos outros”, reforça Rached Hajar Traya, diretor-presidente da Unimed Curitiba.
Os materiais estão disponíveis no site https://www.unimedcuritiba.com.br/wps/portal/internet/institucional/covid-19, aplicativo e redes sociais da cooperativa curitibana.
#aondeiremcuritiba #wherecuritiba #revistacuritiba #roteirocuritiba #magazinecuritiba #revistacwb #magazinecwb #omelhordecuritiba #restaurantesemcuritiba #programaçãocuritiba