O processo de criação de bonecos gigantes com mais de três metros de altura em Curitiba originou o livro “Lugar de Gigantes”, recém-lançado pela autora Alessandra Flores. A publicação será distribuída gratuitamente para bibliotecas de escolas e de centros culturais, com incentivo do Grupo Pinho, Celepar e Porto Camargo Engenharia, em projeto realizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Idealizadora do projeto e da publicação ao lado de Cândida Monte e Eduardo Simões, Alessandra contou ainda com fotos de Miriane Figueira e arte gráfica da designer Adriana Alegria. “Os personagens foram construídos em 2019 a partir de histórias de vida de moradores dos bairros Bracatinga e Bairro Alto. Uma agricultora estudante. Uma mulher indígena. Depois de criadas elas desfilaram em cortejos nas regiões onde nasceram e também participaram do ‘Encontro de Gigantes’, no Largo da Ordem. O livro reúne fotos, relatos e registros de todas as etapas do processo criativo desenvolvido com estudantes de escolas públicas da capital paranaense”, detalha.
“Para a Pinho, é uma satisfação poder contribuir com a consolidação impressa de uma obra multifacetada que estimula a cultura popular. Ao mesmo tempo em que guarda diferenças regionais, acaba por conectar as tradições locais de Curitiba e Salvador, cidade de origem no Brasil do projeto dos bonecos gigantes de vime, papel de seda, adereços e figurinos coloridos. Ações de incentivo fazem parte da nossa vocação social e cultural”, celebra Ana Helena de Souza, head de marketing do Grupo Pinho.
Sobre o projeto
No Brasil, esta é a terceira edição do projeto “Lugar de Gigantes”. As duas primeiras foram realizadas em bairros de Salvador (BA) e cidades do Recôncavo Baiano. Alessandra Flores realiza uma extensa pesquisa sobre teatro de bonecos, tendo convivido com mestres de tradições em teatro de animação no Brasil (Mamulengo), na Índia (Katputli) e na Tailândia (Baan Naang Thalung). A pesquisa de histórias de vida como material para criação também tem sido uma constante no trabalho e na pesquisa acadêmica da artista.
Em Curitiba, o “Lugar de Gigantes” contou com a parceria do Centro de Educação Infantil Professor Lauro Esmanhoto, no Bracatinga; da Escola Municipal Araucária, no Bairro Alto; e da Banda Escola da Fazenda Rio Grande. Mais informações sobre o projeto pelo Instagram @lugardegigantes.