Barry Company, Pernod-Ricard, suas agências de earned media Soko e mídia digital Mirum se uniram com o objetivo de democratizar o universo da coquetelaria no Brasil e desmistificar as complexidades de se criar um bom drink e, junto com o canal Band, lançam o mais novo reality show da TV brasileira, o Bar Aberto. A campanha ainda conta com uma promoção criada pela agência Accuracy, especializada em Shopper Marketing.
Com estreia no último dia 13 e indo ao ar toda terça-feira após o Jornal da Noite na Band, o programa apresentará 10 amadores na criação de coquetéis que irão se aventurar e se enfrentar em batalhas para testar o talento e a criatividade de todos ao longo de oito episódios.
Marina Person e o premiado bartender Márcio Silva são os apresentadores da atração e também fazem parte do corpo de jurados, que a cada episódio será composto por mais um renomado bartender convidado que julgará as qualidades técnicas dos drinks.
Com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o conceito de produção desenvolvido pela Barry Company e a dinâmica do reality show foram adaptados para o atual cenário. Todas as gravações foram feitas no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, seguindo as mais rígidas normas de biossegurança e da OMS.
“Refletimos muito sobre como os consumidores estão vivendo hoje e como poderíamos entregar um programa que refletisse a atual realidade do entretenimento.” explica Rafaella Gobara, Head de Consumer Experience da Pernod Ricard Brasil. “Como todo o nosso lazer está acontecendo em casa, procuramos lapidar o programa para trazer soluções e maior interação com os espectadores. O Bar Aberto funcionará também como uma ‘second screen’, com ações na tela complementares nos meios digitais e que conduzirão os espectadores à conteúdos extras como receitas e até mesmo a compra das bebidas, insumos e ferramentas de bar.”
Além de mídias tradicionais, o Bar Aberto realizará uma ação especial de take over com o Twitter, contando com diversos creators em seu squad para comentarem o programa e dominar a rede social durante a madrugada. “A ideia da parceria com o Twitter foi justamente trazer conteúdo ligado às nossas marcas para os espectadores, fazendo um primetime na madrugada”, completa Rafaella Gobara.
O projeto foi idealizado pela produtora Barry Company, que desde 2018 conta com um departamento de conteúdo e vem desenvolvendo projetos em parcerias com marcas, agências e canais. “Hoje em dia existe reality show de tudo, mas faltava um programa sobre a mixologia, cada dia mais em alta. A Pernod buscava comunicar seu portfólio de um jeito inovador, então a proposta fez todo o sentido. E a Band foi a parceira ideal, trazendo toda sua expertise com o gênero, principalmente com o sucesso Masterchef.”, afirma José Francisco Tapajós, diretor geral do projeto.
Com a liderança criativa e de earned media das marcas Absolut, Beefeater, Ballantine’s e Chivas, a Soko, agência do grupo Flagcx, participou no desenvolvimento do conceito geral da linha de comunicação do programa com entregas visuais e desdobramentos em influência e PR.
O projeto conta também com participação da Mirum, agência de marketing digital, responsável pelo hotsite, que vai funcionar como hub centralizador do projeto, e plano de mídia on e offline, com inserções na Band durante o programa Masterchef e em outros programas da grade. Além disso, em digital, a estratégia de mídia inclui Facebook, Instagram, Youtube e Twitter.
Promoção Seu Bar Aberto – A estratégia se estende ainda para o ponto de venda. Com criação e execução da agência Accuracy, a “Promoção Seu Bar Aberto” acontece até o dia 25 de novembro em lojas de Curitiba, no Paraná. Com mecânica de compre e ganhe, o participante vai receber um brinde em casa, reforçando o conceito do programa que leva receitas de drinks para a casa do consumidor. Para participar, basta comprar qualquer produto Beefeater, Chivas, Absolut ou Ballantine´s, cadastrar o cupom fiscal no www.seubaraberto.com.br e escolher um brinde exclusivo das marcas.