Documentário Fabiana estreia no Festival Internacional de Curitiba

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

Filme sobre caminhoneira transexual estreia na Mostra Competitiva do Festival Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

 

TEXTO: Divulgação | Brunna Laboissière | Artemísia Filmes

Neste sábado (09), o documentário Fabiana estreará na Mostra Competitiva do Festival Olhar de Cinema, sendo um dos dois filmes brasileiros selecionados para esta mostra. A diretora Brunna Laboissière acompanhou a última viagem de Fabiana, mulher trans e motorista de caminhão, às vésperas de se aposentar e deixar para trás suas aventuras de estrada, depois de trinta anos vivendo como nômade pelas estradas brasileiras. Juntas percorreram 11 mil quilômentros, viagem que se estendeu por 28 dias partindo de Goiás, indo para norte, nordeste e sudeste do Brasil. Neste persurso, muitos imprevistos e  encontros inesperados acontecem e à medida que avançam na estrada, conhecemos melhor a Fabiana. O filme foi um dos projetos contemplados na edição 2015-2016 do programa Rumos do Itaú Cultural e encontra-se em período de exibição em festivais nacionais e internacionais.

 

Sinopse

Depois de trinta anos vivendo como nômade pelas estradas brasileiras, Fabiana, mulher trans e caminhoneira, realizará sua última viagem antes de encarar a aposentaria e deixar para trás suas venturas de estrada. A complexidade da personagem é potencializada por uma aposta no encontro filmado, fruto da persistente e afetuosa proximidade estabelecida pela protagonista com a realizadora (e, consequentemente, a câmera). Ainda que grande parte do filme transcorra na boleia de um caminhão, é forte o sentimento de liberdade que deriva das estórias ali narradas, e, principalmente, da potência da imagem de Fabiana, a recusar estereótipos e responder com inspiradora leveza aos desafios que a vida lhe  reservou.

 

Agenda no Festival Olhar de Cinema 

  • 09 de junho // 19:15   Exibição seguida de debate com a diretora, Fabiana Camila Ferreira e Priscila Cardoso. Local: Espaço Itaú Cinema (Sala 03)
  • 10 de junho // 14:00   Debate “Políticas de representação e representatividade trans no cinema” com Fabiana Camila Ferreira, Priscila Cardoso, Megg Rayara, a diretora Débora Zanatta e a atriz Laysa Machado do curta “Primavera de Fernanda”. Mediação de Camila Macedo. Local: SESC Paço da Liberdade Praça Generoso Marques.
  • 11 de junho // 14:15   Reexibição. Local: Espaço Itaú Cinema

 

 

País // Brasil // Goiás, Tocantins, Pará, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande doNorte, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São
Paulo.
Duração // 89 min
Gênero // documentário / road movie
Ano // 2018

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?