Receita – Creme de Mandioquinha Gratinado

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

Hoje, 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Especialista no assunto, a Tirolez – uma das marcas mais tradicionais de laticínios – produz a iguaria com qualidade e excelência há mais de 40 anos e conta mais detalhes sobre os tipos de queijos de cada região do mundo. Aprenda ainda como fazer Creme de mandioquinha gratinado.

Brasil:

Requeijão cremoso: bastante consumido em lanches, pães e torradas, o requeijão cremoso é tipicamente brasileiro. Sua origem aconteceu em Minas Gerais, criado por Moacyr de Carvalho Dias em Poços de Caldas, no sul da cidade.

França:

Brie: o Brie tem textura e sabor que se modificam de acordo com o tempo.Quando possui entre 1 e 15 dias de fabrição, é mais suave, com textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme. 

Itália:

Mussarela: a mussarela chegou ao Brasil graças aos imigrantes italianos entre os anos 1860 e 1890. É um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiado, para lanches ou em peças maiores, de 3,5 kg.

Holanda:

Gouda: possui a textura macia, sabor suave e um pouco adocicado. Versátil, o Gouda pode ser hamonizado com frutas, vinho, cerveja ou até mesmo doces e compotas. 

Inglaterra:

Cottage o queijo Cottage é o grande queridinho dos que buscam por uma alimentação mais saudável. É do tipo fresco, com sabor suave. Possui baixo teor de gordura, poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o Gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.

Suíça:

Gruyère: um dos queijos mais famosos do mundo, ficou famoso na França, mas sua origem é suíça. Sua consistência é semidura e encorpada e seu sabor é amendoado, ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

Agora que você já conhece a origem de queijos amados mundialmente, que tal preparar receitas especiais tendo a iguaria como protagonista? 

Creme de mandioquinha Gratinado

Ingredientes
– 500 g de purê de mandioquinha (cozida e passada na peneira)
– 1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 ml)
– 1 colher (chá) de sal (4 g)
– ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez ralado (55 g)
– Noz-moscada (preferencialmente ralada na hora)
– 6 colheres (sopa) de Requeijão Cremoso Tirolez (78 g)
– 1 colher (sopa) de açúcar (13 g)
– 1 cebola média em tiras finas (140 g)

Modo de preparo
– Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
– Em uma tigela, misture bem a mandioquinha, o creme de leite, o sal e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão e adicione noz-moscada a gosto. Distribua metade da mistura em 6 tigelas refratárias individuais (9 cm de diâmetro x 4 cm de profundidade). Coloque 1 colher (sopa) de requeijão cremoso no centro de cada tigela, cubra com o restante do creme de mandioquinha e alise a superfície.
– Em uma frigideira pequena, leve ao fogo o açúcar, mexendo sempre, até começar a caramelizar. Adicione a cebola e mexa até que fique levemente murcha e caramelizada. Distribua as cebolas nas tigelas e polvilhe com o restante do queijo parmesão. Coloque as tigelas em uma assadeira e leve ao forno por 15 minutos ou até gratinar. Sirva quente como entrada ou acompanhando um filet mignon grelhado.

Tempo de Preparo
 30 minutos

Rendimento
 4 a 6 porções

Dicas
– Se preferir, faça a receita sem a cebola caramelizada.
– Faça essa receita em uma travessa de 30 cm x 20 cm.

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?