Quem nunca viveu as quatro estações do ano em um único dia em Curitiba? Frio pela manhã com neblina, sol a pino ao meio dia, chuva no fim de tarde e um ventinho durante a noite. Até parece difícil existir uma sobremesa que combine com todas essas facetas da capital paranaense. Mas existe sim!
Os caraques da Nina Cioccolato – doce de inspiração ítalo-brasileira feitos à base de chocolate que levam frutas secas, nozes, amêndoas e biscoitos – são uma excelente pedida para ter à mesa, não importa a temperatura que esteja lá fora. Por serem conservados na geladeira, podem ser servidos resfriados, o que facilita o corte da barra que fica no ponto exato entre a firmeza e a cremosidade. E apesar de já serem completos em si mesmos (puros), uma boa harmonização nunca é demais.
Para cada estação do ano, existe uma boa parceria para servir o caraque:
No outono:
O amargor do café traz complexidade e equilibra a doçura do chocolate. Perfeito para ser servido com o caraque de chocolate ao leite com biscoitos e amêndoas.
No inverno:
Vinhos tintos como o Cabernet Sauvignon e o Carménère que possuem aroma de frutas vermelhas e frutas negras podem ser harmonizados com o caraque de chocolate meio amargo com biscoitos, nozes e damascos.
Na primavera:
Os espumantes de uvas como a Chardonnay e a Pinot Noir, servidos entre 6 e 8 graus, têm notas tropicais e conferem frescor e acidez para contrabalancear o caraque de chocolate branco com lascas de coco e castanha de caju.
No verão:
A tradicional pedida da família da criadora do doce, Dona Maria Zanchi de Zan, é o empratamento com sorvete de creme. Ele fica perfeito com o caraque de chocolate ao leite com biscoitos e avelãs, uma combinação clássica!
SERVIÇO:
Nina Cioccolato. Onde encontrar: rede Super Festval, Super Muffato, Bee.O (Av. do Batel, 1665 – Batel) e Doçura e Afeto (Rua Martim Afonso, 3038 – Bigorrilho). Instagram: @ninacioccolato. Site: www.ninacioccolato.com.br