Abluba: uma animação de Curitiba para o mundo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

Com mais de um bilhão e seiscentos milhões de visualizações no Youtube, o canal de animação Abluba é um fenômeno da internet. Por trás desses números está a família de J. Anderson – O Sr. Abluba – e suas filhas Ravena e Fernanda que moram em Curitiba e trabalham incansavelmente para dar vida e alma aos personagens Mongo e Drongo (duas criaturinhas de 11 anos que vivem diversas aventuras em episódios inéditos que vão ao ar três vezes por semana). A equipe de criação familiar e colaboradores é a responsável pelo roteiro, desenhos e dublagem do desenho animado mais popular do Youtube, que conquistou uma legião de fãs – os ablubanautas – que hoje chega a 3.5 milhões de inscritos no canal. 

Os primeiros traços de Mongo e Drongo surgiram no ano 2000 quando J. Anderson fazia animações com flash e criou o site Cartoon Show para dar vida aos seus personagens. Ele conta que o resultado foi amadurecendo ao longo dos anos. E, o que no início era um “teste de animação”, aos poucos foi ganhando forma definitiva com histórias bem divertidas voltadas sempre para as crianças. 

A partir de 2007 quando lançou o episódio chamado “Drongo se diverte”, J. Anderson percebeu que, o que era um hobby, poderia ganhar contornos profissionais. Seu vídeo foi selecionado para o Anima Mundi Web e para o Festival de Animação de Córdoba. E, com o reconhecimento, abriram-se as primeiras portas para o mundo da animação. O site cresceu e ele percebeu que a semente que plantou começou a germinar. Foi um divisor de águas. 

E assim – com episódios esporádicos – J. Anderson foi até 2016 quando resolveu encerrar o site Cartoon Show e migrar de vez com seus personagens para a plataforma do Youtube. Nesse momento, o desenhista e roteirista virou o “Sr. Abluba”. Sim, quando J. Anderson fez a mudança de site, ele “batizou” sua nova página com o nome “Abluba”. “É uma palavra que eu inventei. Nome fácil e curtinho, com sonoridade infantil”. Simples assim. 

Se nos primeiros anos J. Anderson não conseguia viver exclusivamente da animação, sua principal fonte de renda era prestar serviço de design por encomenda, tudo mudou em 2019. Foi nesse ano que, o agora Sr. Abluba, passou a se dedicar em tempo integral a sua animação, postando um vídeo todos os sábados, ao meio-dia. “Com uma equipe reduzida, eu e minha duas filhas, Ravena e Fernanda, respondíamos todos os comentários do público e criávamos o episódios observando o que estava funcionando”. 

Desde o início o canal Abluba criou a missão de ser fiel e atender o público. “O segredo do negócio é fazer rir, ouvir e respeitar o público infantil”. E deu certo. Os primeiros sinais surgiram após o lançamento do filme “A Guerra Civil”, da Marvel. Nessa ocasião foi feito um episódio em que o Mongo e Drongo “atuaram” ao lado dos personagens do filme. O resultado da audiência foi espetacular. “As crianças adoraram e começaram a escrever para a página pedindo outras participações especiais nas histórias de Mongo e Drongo. E, atendendo a esses pedidos, incluímos os personagens de games como Sonic, Mario e até do jogo de terror Five Nights at Freddy’s (esse a gente infantilizou e desenhou os personagens mais fofinhos para não assustar…). Isso foi alimentando nossas ideias e aumentando a audiência da página que chegou a 100 mil inscritos”, lembra o Sr. Abluba. 

A pandemia do Coronavírus acabou impulsionando ainda mais a página de animação do Abluba no Youtube. Isso porque, com as crianças em casa, elas começaram a assistir mais histórias de Mongo e Drongo que passaram de uma audiência de 38 milhões para mais de 86 milhões de views mensais. O resultado animou o Youtube que percebeu o crescimento e passou a sugerir a Abluba para mais pessoas. 

Ao longo de 2021 alguns episódios chegaram a marca impressionante de 40 milhões de views. E a página saltou de 100 mil inscritos em 2019 para chegar em 2022 com três milhões e meio de inscritos. Hoje no Youtube nacional, o Abluba está em primeiro lugar nas páginas de animação e se tornou uma referência dentro do segmento. 

E com uma imensa legião de fãs, ou melhor de Ablubanautas, Mongo e Drongo estão abrindo espaços para outras criações do Sr. Abluba: a Aranha Pôpo (uma aranha que não consegue fazer teia e tem gases…), o Homem Coberta (um cara que acordou um dia e virou uma coberta com cabeça de gente) entre outras criações. Para acompanhar todas as aventuras de Mongo e Drongo é só acessar a página da Abluba no Youtube: https://www.youtube.com/c/abluba. Semanalmente são disponibilizados três episódios inéditos nas segundas, quartas e sextas, às 18h30. Mas na página é possível assistir tudo que Mongo e Drongo já passaram, desde o começo. 

Produtos

Desde 2020 o Abluba começou a investir no licenciamento de produtos com a marca Mongo e Drongo. “É o nosso próximo passo. Já identificamos que foram criados alguns produtos piratas por isso, e pela demanda do nosso público infantil, começamos o licenciamento de bonecos, camisetas, jogos. Nós precisamos cuidar da qualidade já que quem vai consumir esses produtos são as crianças. A primeira leva dos brinquedos – bonecos, quebra-cabeças, dominós e os cenários para brincar com os bonecos – esgotaram rápido. Esse ano nós vamos ampliar esse licenciamento. A ideia é, em breve, impulsionar uma nova linha infantil de produtos oficiais e, além dos brinquedos e camisetas, vamos investir em HQs, livro infantil ilustrado e até jogos para celular”, finaliza o Sr. Abluba. 

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?