Até dia 22 de novembro está acontecendo a Peru Week Brasil 2024, a campanha promocional do Peru mais conhecida em nosso país, que permite aos brasileiros acessar diversas ofertas de viagem para explorar fascinantes destinos peruanos e também experimentar sua deliciosa gastronomia em restaurantes localizados no Brasil.
Essa campanha organizada pela PROMPERÚ (Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo) oferece uma grande oportunidade para quem deseja visitar o país vizinho, com passagens aéreas e experiências de viagem que estarão disponíveis a preços promocionais durante duas semanas.
Os pacotes turísticos incluem visitas às regiões peruanas de Arequipa, Amazonas, Cusco, Ica, Lima, La Libertad, Lambayeque, Loreto, Madre de Dios, Piura, Puno, Tumbes e Áncash, região que desde agosto tem voos diretos de Lima. Esses destinos oferecem grandes atrações turísticas e diversas experiências em turismo cultural, de natureza e aventura, além de uma variedade de restaurantes onde os visitantes poderão saborear a gastronomia peruana, reconhecida mundialmente por sua riqueza e diversidade.
Nesta décima primeira edição, a Peru Week Brasil conta com a participação de 79 operadores turísticos, 3 agências consolidadoras, 2 companhias aéreas e 49 restaurantes de cozinha peruana espalhados por todo o Brasil, que oferecem menus fixos que incluem entrada, prato principal e sobremesa, com preços promocionais a partir de R$ 53,00.
Esses locais oferecem desde ceviches tradicionais até chifa (fusão da cozinha peruana com a chinesa) e comida nikkei (japonesa-peruana), além de bebidas feitas com pisco, um destilado de uva tradicional que é a bebida emblemática do Peru.
“O Peru encanta os brasileiros com atrativos para todos os tipos de viajantes e excelente conectividade. Temos mais de 200 voos diretos saindo de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Porto Alegre”, comentou Silvia Seperack, conselheira econômico-comercial da PROMPERÚ no Brasil.
A edição de 2023 da Peru Week Brasil gerou mais de US$ 4,6 milhões em vendas de viagens ao Peru, o que mostra a evolução e o crescimento dessa campanha, que começou em 2013 com apenas sete operadores e seis restaurantes participantes.
Cabe destacar que o Brasil é um dos principais mercados turísticos internacionais para o Peru. De janeiro a setembro de 2024, 141.630 brasileiros visitaram o país, um aumento de 54% em relação ao mesmo período de 2023, superando os números pré-pandemia de 2019. Como resultado, o Brasil ocupa atualmente o quinto lugar como país emissor de turistas para o Peru.
**Em Curitiba os restaurantes participantes são: La Cebicheria (@lacebicheriacwb); Do Peruano (@peruanogastronomia) e QCeviche (@qcevichecuritiba).