A peça “AmorexiA – Tragicomédia Musical num Cabaré” comemora uma década de existência com temporada especial, que passará por cinco cidades da Região Metropolitana de Curitiba. As apresentações ocorrem entre outubro e novembro, levando ao público uma peça que já conquistou aplausos de crítica e plateia em suas exibições anteriores, nos anos de 2014, 2015, 2016 e na recente remontagem de 2023 e 2024.
Após as temporadas este ano no Teatro Novelas Curitibanas e no Teatro da Caixa Cultural de Curitiba, agora é a vez da RMC. O espetáculo acontece em São José dos Pinhais nos dias 22 e 23 de outubro, em Mandirituba nos dias 24 e 25 de outubro, Pinhais nos dias 29 e 30 de outubro, Campo Largo em 31 de outubro e 01 de novembro e Piraquara nos dias 16 e 17 de novembro. Todas as apresentações começam as 20 horas.
Baseado nos textos curtos do dramaturgo Douglas Daronco, “AmorexiA” leva o público a mergulhar nas complexidades do amor, onde personagens expõem seus conflitos internos e externos, proporcionando reflexões profundas. Ambientado em um cabaré decadente que resiste à especulação imobiliária, o espetáculo é uma tragicomédia que combina alegria, humor, desejo e horror, explorando as nuances do prazer e da dor no contexto amoroso.
Inspirado pelos antigos cabarés, a atmosfera de “AmorexiA” incorpora elementos do Teatro de Vaudeville, Circo de Horror e Surrealismo, convidando o público a refletir sobre a arte e a condição humana. “São várias histórias interconectadas que dialogam tanto entre si quanto com o público, incentivando as pessoas a romperem preconceitos e apreciar a montagem em toda sua profundidade, proporcionando momentos de riso e reflexão”, revela o diretor Thadeu Peronne.
A peça toca em temas contemporâneos como solidão, depressão, alcoolismo, e abuso moral e sexual, tudo isso transmitido em uma linguagem carregada de humor, música e prazer como veículos expressivos. “É uma obra intensa, que transita entre a metáfora e a poesia, revelando o que está por trás de histórias trágicas sem deixar de lado o cômico.”, explica Peronne.
A montagem da Thadeu Peronne Produções Artísticas celebra dez anos de existência, sua remontagem em 2023 fez parte da programação da 1ª Mostra de Processos Criativos Artísticos do Coletivo Adega Teatral. O elenco original, formado por Marwem HD, que se destaca com sua rara voz de contratenor, Ana Paula Taques e Thadeu Peronne, que também assina a direção e produção, volta ao palco nesta temporada especial.
O projeto é aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Oficinas gratuitas
O projeto “AmorexiA” também oferece oficinas gratuitas e com tradução em libras para a comunidade em cada uma das cinco cidades visitadas.
A oficina “O Aparelho Vocal – Uso e Cuidados” será realizada nas cidades de Pinhais e Campo Largo. Já em Araucária, Mandirituba e São José dos Pinhais será ministrada a oficina “O Teatro Queer” (Caricato – Drag – LGBTQIAPN+).
- “O Teatro Queer” (Caricato – Drag – LGBTQIAPN+)
- Ministrante: Marcelo Teixeira Jorge (MARWEM HD)
- Vagas: 25 | Carga Horária: 3 horas
- Público-alvo: LGBTQIAPN+ e artistas em geral | Idade mínima: 16 anos
- Ementa: Exploração do potencial criativo através de exercícios de improvisação e autoconhecimento, com foco na criação de personagens cômicos e dramáticos, utilizando voz, corpo e caracterização.
- “O Aparelho Vocal – Uso e Cuidados”
- Ministrante: Ana Paula Taques
- Vagas: 25 | Carga horária: 3 horas
- Público-alvo: Professores da rede pública, aspirantes a atores e profissionais que utilizam a voz para atuar ou falar em público | Idade mínima: 14 anos
- Ementa: Discussão teórica sobre o aparelho fonador, suas funções, técnicas de respiração e fala, além de orientações sobre higiene vocal e prevenção de distúrbios.
Serviço:
São José dos Pinhais
Datas: 22 e 23 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Ernani Zétola
Quinze de Novembro, 1800 – Centro
Ingresso: Gratuitos
Tempo de duração do espetáculo: 1h
Classificação: 14 Anos
Mandirituba
Datas: 24 e 25 de outubro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Mandirituba
Rua da Liberdade, 353 – Centro
Ingresso: Gratuitos
Tempo de duração do espetáculo: 1h
Classificação: 14 Anos
Pinhais
Datas: 29 e 30 de outubro
Horário: 20h
Local: Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann
Vinte e Dois de Abril, 305 – Estância Pinhais
Ingresso: Gratuitos
Tempo de duração do espetáculo: 1h
Classificação: 14 Anos
Campo Largo
Datas: 31 de outubro e 01 de novembro
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura Dr. José Antonio Puppi
Centenário, 2011
Ingresso: Gratuito
Tempo de duração do espetáculo: 1h
Classificação: 14 Anos
Piraquara
Datas: 16 e 17 de Novembro
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza
R. Vitório Scarante, 461 – Centro,
Ingresso: Gratuitos
Tempo de duração do espetáculo: 1h
Classificação: 14 Anos