“O que não é dito nunca se transforma em história de amor.”, é o que escreve o jornalista Bruno Fontes na introdução da obra As menores histórias de amor do mundo e outros absurdos, lançamento que chega às livrarias pela Editora Planeta. Seguindo o mesmo estilo do livro de estreia do autor — O que eu faço com a saudade? –, a nova coletânea reúne pequenos textos que falam de amor, relacionamento, fim da paixão, perda e recomeço.
Intimista e vulnerável, Bruno compartilha textos em que expõe os sentimentos que queria ter revelado para uma pessoa amada, mas seja por não poder ou não dever (ou as duas coisas), ele nunca o fez. Agora, o autor presenteia leitores e leitoras com crônicas, minicontos, aforismos e poemas para que eles possam se apropriar e usar como preferirem, possibilitando uma segunda chance ao amor.
A obra é dividida em três. “É sobre isso a primeira parte deste livro, sobre o que eu não disse, e, vendo agora de longe, acho muito justo que não tenha dito, pois podem ser endereçados a gabrieis, manuelas, camilas, pedros, etc., sem remorso.”, conta Bruno. Na segunda parte, o jornalista explora curtas histórias de pequenos amores, que ele garante não terem nada a ver com as vividas com a pessoa amada. No fim, o leitor assume o papel de ombro amigo e descobre como tem sido o dia a dia do autor depois do término da relação.
Ainda que em algum momento Bruno Fontes tenha evitado dizer o que sentia, ao longo das páginas de As menores histórias de amor do mundo e outros absurdos ele se arrisca corajosamente para dizer. Para Fontes, esses textos “ingênuos e esquecíveis” pouco o serviram, mas ele espera que sejam úteis para leitores e leitoras, que eles possam se identificar com estas palavras e falar o que sentem, finalmente, as transformando em outras pequenas histórias de amor.
FICHA TÉCNICA:
Título: As menores histórias de amor do mundo e outros absurdos
Autor: Bruno Fontes
224 páginas
R$49,90
Ilustração da capa: Taguchi Tomoki/rawpixel
Editora Planeta