A ATR Incorporadora recebeu, nesta semana, investidores, parceiros, colaboradores e convidados para celebrar a expansão da marca, criada há 10 anos em São José dos Pinhais (PR) e consolidada, com três lançamentos, também em Curitiba, cidade que é referência em Arquitetura e Urbanismo. Com exposição de fotos que contam a história da empresa paranaense, o encontro teve como endereço o MON, Museu Oscar Niemeyer, um dos principais cartões postais da capital.
Além de comemorar os 10 anos da marca, a ATR apresentou novos empreendimentos lançados e em construção em Curitiba e também no município vizinho, de São José dos Pinhais, que tem a sexta maior população do estado. Com atuação desde 2013 na cidade da Região Metropolitana de Curitiba, a incorporadora decidiu expandir as operações para a capital, depois do rápido e sólido crescimento, resultado da decisão de investir em projetos arquitetônicos inovadores e artísticos.
Com 10 empreendimentos no portfólio, a ATR iniciou as operações em Curitiba com três multirresidenciais: o Blentt, alto padrão com apartamentos compactos, lançado há um mês no bairro Portão; o Mozine, com que tem como principais diferenciais o wellness design (design para o bem-estar) e a localização, no Juvevê, um dos bairros mais nobres da capital; além do Arandá, com apartamentos inteligentes, em construção no bairro Água Verde.
Com o design arrojado e inovação como premissas dos projetos da marca, a ATR criou empreendimentos que se tornaram pontos de referência em São José dos Pinhais. A força e crescimento da marca na cidade da Região Metropolitana encorajaram o CEO & Founder da incorporadora, Rafael Rosa, a avançar para o mercado de Curitiba. “Em uma década, despontamos com empreendimentos de valor agregado na arquitetura moderna e artística em São José dos Pinhais. Nossas criações são conhecidas na cidade, pela imponência e sofisticação. Agora, estamos conquistando espaço em Curitiba e isso representa muito para nós, porque temos a consciência de que a cidade tem um mercado altamente competitivo”, conta.
Formado em Administração Internacional de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Negócios Internacionais pela FAE, o empresário é parte de uma nova geração de incorporadores e lideranças do ramo imobiliário que vêm se destacando no mercado pelo pioneirismo e foco na excelência dos produtos imobiliários. “A capital paranaense se destaca pela qualidade dos projetos ao longo de várias décadas, o que a torna referência nacional na área da Arquitetura. Conhecemos o desafio de atender ao rigor e alto nível de exigência do público curitibano, mas temos a convicção de que estamos preparados”, afirma.
Inteligência construtiva e certificações de qualidade
Com empreendimentos erguidos com uso da metodologia BIM (Building Information Modeling), de compatibilização e parametrização dos projetos arquitetônicos com os complementares (hidráulico, estrutural, elétrico, etc.), a ATR alcançou bons níveis de eficiência nas diferentes etapas das obras. Também conquistou certificações que validam a inteligência construtiva. “A plataforma BIM permite que todos os projetistas façam a sobreposição dos diferentes projetos dentro de um mesmo modelo digital. Com isso, os profissionais de engenharia e arquitetura entendem, com mais facilidade, como aperfeiçoar processos, espaços e estruturas. Isso tem impacto em detalhes da obra e evita imprevistos. Um de nossos diferenciais é o fato de que todas as obras da ATR permitem muita liberdade arquitetônica, porque não têm vigas no meio dos apartamentos, por exemplo”, esclarece.
Além da certificação ISO 9001 – que reconhece a qualidade dos processos, por meio da análise de importantes requisitos como planejamento, definição de metas, implementação de planos de ação e relacionamento com clientes, fornecedores e colaboradores – a incorporadora também obteve a certificação Pbqp-h Nível A, pela CBG (Certificação Brasileira de Gestão), que está entre as mais cobiçados pelas construtoras.
Em 2022 com o projeto do Mozine, a empresa também iniciou o processo de certificação Fitwel, um sistema que reconhece empreendimentos planejados para melhor aproveitamento dos espaços e com foco na qualidade de vida das pessoas. Ao fim da obra, previsto para 2027, a ATR receberá o selo que ratifica a certificação. “O processo iniciou na etapa de projetos e será concluído na entrega das chaves aos clientes. Essa certificação exige o cumprimento do controle da qualidade dos materiais usados na obra, do ponto de vista dos efeitos para a saúde dos operários e futuros moradores, além do impacto ambiental. da redução do desperdício e geração de resíduos da construção, por meio de parcerias com cooperativas, contribuímos para a destinação correta e reciclagem dos materiais que sobram”, explica o engenheiro civil e gerente de Engenharia da ATR, Gabriel Correa.
O sócio da ATR Incorporadora, Rafael Rosa (ao centro), com Guilherme Saldanha e Leôncio Fonseca, da imobiliária Capriatti. créd: André Kasczeszen
Inovação e Sustentabilidade
Além do controle de qualidade, a ATR também investe em tecnologia e inovação. Os empreendimentos da marca têm, entre outras novidades, soluções como o sistema de água mineral encanada, vagas de garagem com infraestrutura para veículos elétricos, bicicletários com bike sharing, sistemas de reconhecimento facial e fechadura eletrônica com biometria. Os empreendimentos da incorporadora também têm circuitos de videomonitoramento, infraestrutura para portaria virtual, espaços para mercados autônomos e vending machines, além de parcerias com plataformas e startups, como a lavanderia da rede OMO, e espaços pet care, para banho e tosa dos animais de estimação dentro do condomínio.
Entre os itens de sustentabilidade de destaque da incorporadora, estão o telhado verde, jardim e praça do Arandá; horta coletiva, irrigação automatizada de floreiras e o uso de energia solar na construção, com a instalação de placas fotovoltaicas para geração de energia usada nas obras. A empresa também assegura o conforto e desempenho acústico, térmico e lumínico nas unidades e áreas de uso comum dos empreendimentos. “Na ATR, a inovação está em tudo. Buscamos novidades, olhamos para o futuro e valorizamos as ideias que chegam dos colaboradores de todas as áreas da empresa. As sugestões são sempre bem-vindas e não há resistência às mudanças. Além disso, somos um time unido; convivemos e nos tratamos como parceiros, apoiando uns aos outros, o que cria um clima organizacional criativo, leve e produtivo”, reforça o CEO.
Nos anos de 2021, 2022 e 2023, a incorporadora recebeu o Selo Casa Azul + CAIXA, que é um instrumento de classificação ESG (Environmental, Social and Governance) destinado a propostas de empreendimentos habitacionais que adotam soluções eficientes na concepção, execução, uso ocupação e manutenção das edificações. “O nível de exigência técnica da CAIXA é altíssimo e ter conquistado este reconhecimento, para nós, é muito importante”, completa o fundador da ATR.
A equipe da ATR, na comemoração dos 10 anos da incorporadora. créd: André Kasczeszen
Governança e Responsabilidade Social
Com 55 colaboradores, a ATR também investe na capacitação e gestão eficiente dos recursos humanos. A empresa promove o intercâmbio de culturas, valores e tecnologias, por meio de um convênio com a AIESEC Brasil, organização que realiza programas de intercâmbio internacionais. “Já recebemos profissionais do Canadá, Chile, Tunísia e Peru, que atuaram, por exemplo, nas obras dos edifícios Terrazzo Tomio, em São José dos Pinhais, e Arandá, na capital. A troca de informações, conhecimentos e métodos de trabalho enriquecem nossas operações”, descreve a supervisora administrativa da ATR, Danyelle Lopes.
Um dos aspectos de que a ATR se orgulha é do fato de que mais de 70% dos colaboradores da empresa são mulheres. São engenheiras, arquitetas, supervisoras, gerentes e mulheres atuantes na construção civil. “Tão importante quanto termos representatividade no índice de mulheres contratadas é termos mulheres na gestão, e isso é uma realidade cada dia mais crescente na incorporadora”, diz.
Em constante processo de modernização e adoção de ferramentas tecnológicas para otimizar os processos internos e atendimento ao cliente, a ATR recebe cada novo colaborador com um programa de integração e treinamento. Com relação ao atendimento ao cliente, a empresa equilibra soluções de automatização com métodos convencionais, para garantir plena atenção aos consumidores. “Buscamos inovar permanentemente, mas sem jamais perder de vista o que funciona de forma convencional, como a atenção indiscriminada ao nosso cliente. Queremos sempre os ouvir com a máxima atenção, cuidado e valorização. Nada substitui o contato pessoal. Então, usamos as ferramentas com equilíbrio e inteligência, mantendo o contato humanizado, a cortesia e gentileza, que são, sem dúvida, parte da fórmula de sucesso da empresa. O resultado é que temos uma carteira de clientes que compram unidades em mais de um empreendimento da incorporadora e indicam a ATR a todo momento”, pontua.
Além da governança e sustentabilidade, a ATR também reverencia a atenção à responsabilidade social da marca. No ano passado, a empresa reformou a Escola Municipal Olavo Bilac, no bairro Cruzeiro, em São José dos Pinhais. Entre as melhorias na escola que atende 235 alunos da rede pública, estão a cobertura metálica, construção de calçadas e rampa de acessibilidade, limpeza de calhas, revitalização das quadras de esporte e pintura nova.
A empresa já estabeleceu também vínculo com a TETO Brasil, uma organização internacional que está presente em 21 países e atua na defesa dos direitos das populações que moram em comunidades carentes, construindo moradias mais dignas. Desde 2020, a ATR dedica parte dos lucros para a ONG, por meio de cota mensal de participação nas ações, que são realizadas nas áreas mais carentes de Curitiba e Região Metropolitana.
O multirresidencial Mozine, que será erguido no bairro Juvevê, na capital, empreendimento em processo de certificação Fitwel