Os empresários Marcelo e Carlos Pereira receberam familiares e amigos para festejar os 20 anos de funcionamento do Babilônia, um ícone da gastronomia e do entretenimento em Curitiba. Cerca de 150 pessoas, entre familiares, amigos e parceiros comerciais estiveram prestigiando o evento.
O rebranding completo da casa, que incluiu uma mudança na fachada, na decoração e no cardápio, além da primeira franquia de drinks engarrafados de Curitiba foram os principais destaques da noite. “Neste trabalho nossa principal preocupação foi atualizar a casa para os novos clientes, sem descaracterizar aquilo que sempre agradou. Temos uma clientela fiel que não pode ser deixada de lado”, contou.
O escritório GH&A, especializado em design de consumo, foi responsável pelo trabalho. “Nós incorporamos a alma, a essência do cliente para oferecer algo ainda melhor, sem perder a identidade e a história daquele lugar. É uma construção. Não chegaríamos ao que o Babilônia alcançou sem a total confiança dos sócios que não ofereceram qualquer resistência à mudança e foram caminhando, conforme a gente foi avançando, confiando na nossa experiência”, resumiu a designer Renata Barra, sócia do GH&A.
A mesa com um grupo de profissionais e empresários que frequenta a casa desde abertura, todas as quintas-feiras, concordou e comemorou o resultado. “Não perdemos ninguém e esse foi o nosso grande prêmio”, revelou Maurício Mimoto, arquiteto responsável pela execução do GH&A. Segundo ele, o grande desafio é encantar os clientes dos próximos 20 anos e para isso, o Babilônia tem uma história pautada na novidade que segue sendo escrita.
Para o diretor-executivo da Abrasel, Luciano Bartolomeu, inovação á palavra que sempre definiu o Babilônia. “Desde 2003 a casa tem o mérito de trabalhar com diferentes cardápios, ambientes, serviço 24 horas e que, passados 20 anos, se consagra ao mostrar um ambiente super contemporâneo”, disse. “Eles presenteiam a todos, clientes e convidados indo além, mais uma vez”, completou o presidente da Abrasel Paraná, Fernando Menucci.
Foram servidos os petiscos clássicos da casa como o bolinho de bacalhau, bolinho de costela, polenta com ragu de linguiça Blumenau e os tradicionais pasteis. Os convidados ainda degustaram os drinks da APTK, que conta com uma carta com mais 30 rótulos de alta coquetelaria. A artista visual Ana Carolina de Bassi estava registrando os presentes com desenhos aquarelados feitos em tempo real e chancelados com a marca comemorativa dos 20 anos do Babilônia.
Sobre o Babilônia
A casa, que apresentou a Curitiba um conceito revolucionário de atendimento 24 horas e uma variedade de propostas gastronômicas, culturais e de entretenimento, se manteve fiel ao princípio de oferecer qualidade de produtos e serviços a um público eclético. “Ao longo deste período atendemos ininterruptamente por 18 anos, 24 horas por dia, sete dias por semana. Fechamos pela primeira vez em 2020, com a pandemia. Neste período atendemos por delivery e retomamos gradativamente conforme as medidas sanitárias permitiram. Hoje, estamos numa nova fase que atende ao novo perfil do público que surgiu com mudanças no comportamento do consumidor”, explicam os irmãos Marcelo e Carlos Pereira, proprietários do Babilônia.
Rebranding
Para marcar a data e o novo momento, o Babilônia ganha rebranding assinado pelo escritório paulista GH&A – George Homer & Associados, especialista em design de consumo. “Eles trouxeram uma nova vida ao Babilônia, preservando sua essência e adicionando um toque contemporâneo e sofisticado”, contam os donos. O projeto que repaginou todo o espaço, mobiliário e identidade visual se destaca pela nova fachada e ampliação do pé direito interno. A ideia foi manter a casa atualizada, preservando sua identidade e sem esquecer os clientes fieis.
O cardápio ganhou novos pratos e ampliou as ofertas de petiscos e pequenas porções. Os clássicos da casa foram mantidos e as novidades vêm atender às demandas mais atuais de experiências compartilhadas e coquetelaria. O funcionamento passou a ser das 11 às 24 horas, o que mantém a essência do Babilônia de espaço democrático e alternativa para refeições que fogem dos horários tradicionais.
Alta coquetelaria
Outra novidade é a primeira franquia curitibana dos drinks de alta coquetelaria engarrafados APTK. Com mais de 30 rótulos, os drinks da APTK, marca do festejado bartender paulistano Alê D’Agostino, incluem a versão engarrafada do Cosmopolitan – drink nova-iorquino à base de vodka, licor e sucos de cranberry e limão que ganhou fama mundial com a série Sex And the City -, Fitzgerald, Negroni e muitos outros, além de bebidas-base para drinks e acessórios.
Os sócios- Marcelo e Carlos Pereira
Crédito fotos: Rafael Japa