Um dos nomes de maior destaque da coquetelaria curitibana, Gabriel Bueno, está entre os finalistas do World Class Brasil, etapa nacional da maior competição de drinks do mundo. Essa é a terceira participação do Head bartender do AstroLAB no evento, no qual sempre se destaca, seja na semifinal ou final. Agora, o profissional tem a chance de representar o Brasil no evento mundial, destilando sua criatividade e excelência apresentados no “laboratório de drinks” de Curitiba.
“Chegar entre os finalistas é extremamente gratificante. Os desafios do World Class nos fazem pensar fora da caixa. Nos tornarmos bartenders muito mais completos”, comenta Bueno. Antes da final, o bartender precisou passar por duas etapas da competição. “Na primeira, tínhamos que criar um coquetel que colocaríamos no menu dos vencedores dos World Class Brasil de todos os tempos. Para esse desafio, fiz o Singleton Yo-Hai, um coquetel que leva single malt, Singleton of Dufftown 12 anos e soda de iogurte natural com sherbet de laranja Bahia”, explica.
No último desafio, era preciso fazer uma releitura do Gimlet, criando um cordial (tipo de xarope ou licor) que harmonizasse com as notas de Tanqueray Ten. “Desenvolvi o Holy Gimlet, um coquetel que leva Tanqueray Tem e cordial de eucalipto com vinho Chardonnay e cascas de grapefruit”, revela. Sobre a continuidade do World Class, o bartender está ansioso aguardando as coordenadas da organização. “As próximas etapas ainda são uma surpresa, no decorrer da próxima semana acredito que receberemos mais informações”. O World Class é realizado pela líder mundial na produção de destilados premium, DIAGEO, promovendo ações com bares e bartenders pelo mundo para fomentar a cultura da coquetelaria.
Com 26 anos, Gabriel Bueno tem uma carreira de mais de seis anos na coquetelaria. Hoje, atua como head bartender no AstroLAB (Instagram: @astrolabcwb), laboratório de drinks criado pela equipe do Cosmos Gastro Bar. “Sou muito grato ao AstroLAB por toda liberdade e autonomia de trabalho que me é confiado, participando de todas as funções, desde administrativo a operacional”, destaca. Muito do que Gabriel realiza no espaço foi aplicado em sua participação no World Class Brasil. “Meu maior foco é na hospitalidade e serviços de excelência, desde insumos utilizados ao serviço prestado. Trabalho muito com a ideia de que a experiência do cliente tem que ser completa”, completa.
Além de Gabriel, outro bartender representa Curitiba na competição: Ariel Todeschini. Também celebrando anos de coquetelaria na cidade, se consagrou especialmente com drinks que recebem café na receita. Seu coquetel Lazo já foi finalista de outras competições mundiais, garantindo o espaço do bartender no cenário brasileiro.
foto- Guto Souza