No coração do bairro Batel surge um novo marco cultural para a capital paranaense: a Casa L’Espace | Habitat. Nos próximos dez meses, uma casa cinquentenária localizada na esquina das Ruas Alferes Ângelo Sampaio e Saldanha Marinho será um agitado hub de tendências, acolhendo exposições, diálogos, lançamentos e uma programação aberta a todos, sobre arquitetura, arte, design e inovação.
O calendário de eventos tem início no dia 30 de janeiro, com um bate-papo sobre “Cores na arquitetura: tendências e atemporalidade”, apresentado pelo escritório de arquitetura OHMA. Os sócios Nicholas Oher e Paloma Bresolin vão explorar temas como a influência das cores na experiência dos moradores e como as tendências se relacionam com a busca por atemporalidade nos projetos.
Tanto a ambientação da Casa quanto sua agenda de eventos tem a curadoria-geral do arquiteto Marcos Bertoldi. “Nossa missão é estabelecer um diálogo constante com a cidade, trazendo uma programação que discute ideias, fortalece o sentimento de comunidade e destaca a arquitetura como uma arte viva”, explica Bertoldi, considerado um dos principais nomes do segmento no Paraná.
A programação do primeiro trimestre prevê bate-papos mensais com novos nomes de destaque da arquitetura de Curitiba, valorizando os profissionais locais e estimulando a troca de experiências no mercado. Além disso, haverá palestras sobre temas atuais, como o potencial da arquitetura frente ao novo cenário climático do planeta e o uso das redes sociais como ferramenta de marketing. Uma programação especial também será organizada na semana de aniversário de Curitiba, discutindo os desafios e potenciais urbanísticos da cidade.
O arquiteto Alexandre Dely, sócio da L’Espace Incorporadora e co-idealizador do projeto, reflete sobre a importância do espaço: “Buscamos criar um ambiente dinâmico onde a criatividade é estimulada e a cidade é inspirada a ir além em termos de arquitetura, arte, design e inovação. A Casa L’Espace | Habitat representa um ponto de encontro para mentes inovadoras, um espaço para expressões artísticas e diálogos sobre grandes ideias do cenário local e nacional”.
A vida do centro cultural será efêmera. A sua inauguração acontece com prazo para encerramento, antes de transformar-se em um empreendimento residencial e comercial da incorporadora L’Espace. “Enquanto preparamos o projeto, queremos que esta esquina seja um presente para o ecossistema de inovação de Curitiba, com atenção especial para o ambiente cultural e criativo”, diz Dely.
Em dezembro, a Casa teve uma pré-estreia, abrigando dois eventos dedicados a corretores imobiliários, arquitetos e convidados especiais. Em ambos, foi possível conhecer o trabalho do consagrado arquiteto paulistano Angelo Bucci, um expoente da nova geração do modernismo na arquitetura brasileira. Ele assina o projeto do edifício blōma, seu primeiro empreendimento em Curitiba, a convite da L’Espace.
Junto à Casa, uma praça de 1.250 metros quadrados recebe moradores da região e da cidade, oferecendo um refúgio urbano, com horta de orgânicos, área para recreação de pets, gramado para prática de yoga e o que mais a imaginação permitir.
Quem quiser participar do evento deve acessar o link e confirmar presença. A Casa L’Espace | Habitat é uma realização conjunta da L’Espace Incorporadora e da Revista Habitat.
foto- Interior da Casa L´Espace|Habitat: espaço soma 400 metros quadrados e recebeu curadoria do arquiteto Marcos Bertoldi.