No próximo mês de maio, a unidade Curitiba da Companhia Athletica comemora 18 anos de atuação. Fundada em 2006, a academia se estabeleceu como uma referência em bem-estar, oferecendo uma variedade de programas e serviços para atender às necessidades de seus alunos na capital paranaense.
Com 16 unidades espalhadas por todo o Brasil, a Companhia Athletica é uma das principais redes de academias do país. Desde sua primeira unidade no Brooklin em SP, há 39 anos, a empresa expandiu-se para diversas regiões, oferecendo instalações de alta qualidade e programas abrangentes para seus alunos.
Richard Bilton, presidente da Companhia Athletica, destaca o compromisso da academia com a inovação e a excelência. “Na Companhia Athletica, estamos sempre buscando estar na vanguarda do setor”, afirma. “Desde a nossa primeira unidade até a expansão nacional, temos nos esforçado para oferecer o melhor em termos de saúde e bem-estar para nossos alunos”.
A unidade Curitiba é um exemplo dessa dedicação. Localizada em um dos principais shoppings da cidade, ParkShoppingBarigui, a academia atende desde crianças até idosos, proporcionando um ambiente familiar e motivador para todos. Além de oferecer uma variedade de aulas, de equipamentos de última geração e de programas de treinamento personalizados, a unidade Curitiba está passando por um processo de renovação em 2024, onde equipamentos da musculação e do cardio estão sendo atualizados para garantir experiências ainda melhores.
Um dos destaques dessa renovação é a introdução de todas as esteiras com tecnologia de ponta. “Estamos orgulhosos de apresentar as novas esteiras em nossa unidade. Instalamos algumas em 2023, e finalizaremos a troca de todas as esteiras ainda neste ano”, diz Bilton. “Esses equipamentos oferecem uma série de inovações e vantagens únicas, incluindo a capacidade de inclinação e declinação, velocidades de até 25 km/h e uma variedade de programas de treinamento integrados”, explica. Além disso, as esteiras estão equipadas com um sistema de áudio de alta fidelidade via Bluetooth, permitindo que os alunos se conectem a aplicativos de treinamento e serviços de streaming enquanto se exercitam. “Queremos tornar a experiência de treino mais agradável e motivador possível”, acrescenta Bilton.
Essa renovação na unidade Curitiba é um reflexo do compromisso contínuo da Companhia Athletica em oferecer o melhor em termos de saúde e bem-estar para seus alunos. ”Compramos muitos equipamentos desde 2022 e neste ano terminaremos de trocar todos os equipamentos de cardio e uma série de inovações na área de musculação. Novas aulas em grupo também vieram e teremos outras a partir do meio do ano”, complementa Bilton. ”Não damos fôlego para a concorrência”, brinca.
Sobre o mercado das academias, Bilton explica que este ano é de consolidação. “Tivemos nos anos de 2020, 21 e metade do ano de 2022 resultados péssimos para as academias como um todo, onde os prejuízos foram impressionantes, devido à crise sanitária. Finalizando a pandemia, o setor voltou a se erguer, 2023 foi excelente e esse ano que estamos deve se consolidar como o melhor ano em comparação a 2019”, explica. Hoje a Companhia Athletica possui em torno de 30 mil alunos matriculados. Já em termos de faturamento, no ano de 2023 a rede fechou na casa de pouco mais de R$140 milhões, e para 2024 a meta é ultrapassar R$150 milhões.
De acordo com Global Wellness, a receita global do setor wellness, que envolve de roupas esportivas a lazer, saltou 65% entre 2013 e 2022, saindo de US$ 3,4 trilhões (R$ 16,8 trilhões) para US$ 5,6 trilhões (R$ 27 trilhões). Já no cenário fitness, o Brasil ocupa posição de destaque – é hoje o segundo país com maior número de academias, com mais de 30 mil academias ativas, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem cerca de 40 mil academias. Estudo divulgado pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) indica que o mercado fitness brasileiro movimenta cerca de US$ 2,1 bilhões anualmente.
Richard Bilton, presidente da Companhia Athletica
Divulgação / Cia Athletica