O Parque das Aves preparou uma programação especial para celebrar o Dia Nacional do Papagaio, comemorado anualmente no dia 12 de agosto. Entre as atividades programadas estão uma exposição educativa no atrativo, nessa mesma data, e uma sessão de observação de papagaios no Gramadão da Vila A no dia 17 de agosto, eventos que prometem sensibilizar tanto moradores locais quanto visitantes que estiverem em Foz do Iguaçu sobre a importância dessas aves para a conservação dos ecossistemas.
“Os papagaios representam as aves mais ameaçadas de extinção no Brasil, principalmente devido à perda de seu ambiente natural e ao tráfico ilegal. Além disso, o tráfico de aves silvestres é ineficiente e cruel, pois para cada ave que chega a um comprador, estima-se que outras nove tenham morrido durante o processo. Por isso, decidimos associar as informações da campanha educativa “Diga não ao tráfico de animais silvestres”, da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, a AZAB, à nossa ação do Dia Nacional do Papagaio, sensibilizando os visitantes e também a comunidade de Foz do Iguaçu em um local lindo para observação de papagaios na cidade”, Roberta Manacero, Gerente de Educação para Conservação do Parque das Aves.
Evento no Parque das Aves e Observação de Papagaios no Gramadão da Vila A
No dia 12 de agosto, das 9h às 16h, o evento será presencial no Parque das Aves, no espaço Salvando Papagaios. Nele os visitantes poderão interagir com os educadores, que trarão informações sobre as principais características físicas dos papagaios e as ameaças que sofrem, e um painel mostrando a diversidade de espécies e sua abrangência em nosso país. Já no dia 17 de agosto, as atividades acontecerão no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, um espaço amplo onde há um dormitório de papagaios. Lá os participantes poderão fazer a observação dessas aves das 16h30 às 18h30. Os educadores do Parque estarão presentes compartilhando informações, curiosidades e muito aprendizado sobre essas aves carismáticas.
“Programamos atividades que consideramos fundamentais para aumentar a consciência sobre a importância dos papagaios para a biodiversidade e os sérios riscos que enfrentam diariamente. Por isso, convidamos tanto os visitantes que estiverem em Foz do Iguaçu quanto a comunidade local para prestigiarem esses eventos em prol a conservação dos papagaios brasileiros”, explica Gabriela Possato, supervisora pedagógica de educação da área de Educação para Conservação do Parque das Aves.
A AZAB e a campanha educativa “Diga não ao tráfico de animais silvestres”
A Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, anteriormente chamada de SZB (Sociedade de Zoológicos do Brasil), foi fundada em 1977 para integrar os zoológicos e aquários brasileiros, contribuindo com seu desenvolvimento e inserção na comunidade internacional de instituições que trabalham para conservar espécies e seus habitats. Isso fomenta o intercâmbio de informações e experiências entre instituições, e impulsiona o Brasil como referência em conservação de animais fora de seu habitat natural.
A campanha educativa “Diga não ao tráfico de animais silvestres” foi lançada no dia 20 de junho, durante o 47º Congresso da associação, e está sendo desenvolvida em conjunto com a Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários, a ALPZA. Seu objetivo é informar e sensibilizar a sociedade para colaborar no combate ao comércio ilegal de animais silvestres.
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado de Foz do Iguaçu depois das Cataratas, completa 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
Serviço:
Evento: Dia Nacional do Papagaio e Observação de Papagaios no Gramadão da Vila A
Data e Local: dia 12 de agosto no Parque das Aves, próximo da entrada das Cataratas do Iguaçu; dia 17 de agosto no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu
Horário: dia 12 de agosto, das 9h às 16h; dia 17 de agosto, das 16h30 às 18h30
Valor: Evento no Parque das Aves: gratuito mediante compra do ingresso para entrada no atrativo na Bilheteria ou do site ingressos.parquedasaves.com.br; Evento no Gramadão da Vila A: gratuito mediante presença no Gramadão na data e horário estipulados