São mais de 3.500 restaurantes atendidos no Paraná. Estabelecimentos que têm seus estoques de mercearia, bebidas, embalagens, utensílios, produtos de higiene, limpeza, resfriados e congelados abastecidos pela Gold Food Service.
Hoje a sede da empresa está em um espaço de 3.500 m² marcando forte presença no mercado de distribuição alimentícia.
Tudo começou em 2003, com o fundador, Ozeias Teixeira de Oliveira, em uma pequena casinha de madeira de 70m² como ponto de partida. O rápido crescimento da empresa foi marcado por diversas expansões. Em 2004, a Gold migrou para uma sede maior de 140 m², em 2006 para 650 m². E assim foi: de degrau em degrau, até chegar à estrutura atual, atingindo o marco de firmar-se como um dos maiores distribuidores do setor.
Durante a pandemia, o papel de Ozeias ganhou ainda mais relevância. Com grande empatia e comprometimento, ele se tornou um ponto de apoio para diversos empreendedores. Seu esforço foi reconhecido em 2021, quando recebeu o prêmio “Anjo do Setor”, destacando sua dedicação em tempos de crise.
Atualmente a Gold trabalha com mais de 360 indústrias diferentes, facilitando a logística dos restaurantes, seja com tempo de entrega curto ou em condições especiais de pagamento. E tudo isso sem distinção: a empresa atende desde o microempresário com seu carrinho de cachorro-quente, por exemplo, passando por pequenos restaurantes familiares e conveniências, até grandes redes de bares, restaurantes, hospitais e hotéis.
Conversamos com o fundador, Ozeias Teixeira, quando ele retornava de Paris. Tinha ido à França para conferir a maior feira de indústrias que atende o segmento, com mais de 8 mil expositores. Ele foi atrás de novidades.
Estoque da empresa.
Where Curitiba – Qual o grande diferencial da Gold?
Ozeias Teixeira – Nós temos alguns diferenciais, eu vou citar os principais. Certamente o conhecimento que nós temos do negócio de gastronomia nos distingue de outros fornecedores do segmento. Eu opero na gastronomia há 32 anos. Na empresa nós temos vários chefes de cozinha, que trabalham tanto na área de vendas quanto no suporte ao cliente. Então a gente vive a gastronomia bem mais do que apenas vender para a gastronomia. Um segundo aspecto também é que, por entender bastante da gastronomia – e por isso que eu comecei respondendo dessa forma – todas as decisões que nós tomamos são voltadas para o atendimento desse negócio. O nosso mix de produtos é o que tem mais aderência para o segmento dentre as distribuidoras da cidade. Toda vez que a gente vai comprar um produto novo, a primeira pergunta e a mais importante de todas é: “isso vai ser útil para gastronomia ou não vai?”.
WC – Qual a vantagem do restaurante usufruir dos serviços da Gold ao invés de ir direto no fabricante?
OT – A primeira vantagem é ter quase 5 mil itens, todos eles dedicados à gastronomia, independentemente do tipo. Porque quando a gente fala em gastronomia, a gente pode falar tanto da alimentação servida dentro de um hospital, quanto um simples lanche na rua, ou um restaurante de ticket médio mais elevado. A gente tem solução para todas as tipologias de cliente, independente de tamanho. Então você ter esse conceito de resolver a sua vida em apenas um lugar é muito vantajoso. Um outro aspecto também é que, como a gente vende tudo em unidade e com entregas muito rápidas, sempre num horizonte de 24 horas, os restaurantes não precisam formar estoque. Ou seja, a gente também consegue aliviar todo o fluxo de caixa do estabelecimento através desse serviço de vender tudo em unidade e entregar muito rápido. Então o bar e o restaurante não precisam ter estoque, na realidade não tem sentido um restaurante ter estoque se ele tem um parceiro com um mix adequado para ele, vende em unidade e entrega muito rápido.
WC – O que move a Gold Food Service?
OT – Primeiro ponto: a gente dá oportunidade para as pessoas tanto dentro quanto fora da empresa. Temos um programa de capacitação interna e o nosso grande sonho é ter a maior quantidade possível de funcionários para que o maior número de famílias seja abençoado pelo nosso negócio. Para nós, empregar pessoas, dar oportunidade de uma vida melhor é um grande fator motivacional. O segundo aspecto é que quando a gente coloca um pedido mínimo e pequeno como a gente tem, quando a gente presta um serviço – independente do tamanho – a gente também democratiza o acesso a empreendedores que às vezes começam muito pequenos. E essa relação com a indústria não vai existir, né? Então, você ter também um fornecedor que vai te vender uma quantidade de produtos adequada, aquilo que o teu bolso pode pagar, também é algo que nos move: de poder democratizar e ajudar no empreendedorismo. A gastronomia é muito caracterizada por pequenos negócios e negócios familiares. O que a turma mais precisa mesmo é de ajuda.
WC – O que será a Casa da Gastronomia?
OT – A Casa da Gastronomia vai ser um lugar inédito no Brasil, uma loja grande de quase 3 mil m². A gente imagina que quando ela tiver na formatação pretendida, ela vai ter em torno de 16 a 18 mil itens. E vai ser o primeiro atacarejo da gastronomia, vamos dizer assim, uma expressão que as pessoas
já dominam. O olhar que a Gold tem hoje na sua operação normal, é o olhar que a Gold vai ter na Casa da Gastronomia. Um lugar enorme, em que amadores ou profissionais, vão poder lá se abastecer. A Casa da Gastronomia vai estar aberta ao público em geral. Então, os amantes da gastronomia vão poder acessar aquilo que os profissionais usam.
WC – Quais os projetos e perspectivas para 2025?
OT – O nosso grande projeto para 2025 é a nossa mudança que tem dois pilares muito sólidos: um é a Casa da Gastronomia. O outro é que nós estamos construindo uma câmara fria muito grande, com a capacidade de armazenagem de quase 12 milhões de quilos. Vai ser um dos maiores equipamentos em distribuição no estado do Paraná. Então avançaremos muito nessa pauta de produtos congelados e refrigerados: carne bovina, todas as outras proteínas, os laticínios, e produtos que a gente está importando, pois vamos aumentar também as importações. São esses dois grandes projetos. As perspectivas são muito positivas do nosso lado: ano que vem o mercado de alimentação fora do lar está todo ele projetado para não crescer nada, ou crescer muito pouco, em torno de 3%. Mas a gente ano que vem quer crescer 25% em função de todo esse movimento que estamos fazendo.
Sede atual.
Serviço:
Gold Food Service
Av. Maringá, 2102 – Pinhais/PR
sac@goldfoodservice.com.br