Andar de carro zero quilômetro sem ter que investir grandes quantias de dinheiro, nem ter que se preocupar com custos de financiamento, seguro, manutenção, IPVA, licenciamento, documentação, emplacamento, depreciação e revenda.
Esses são os grandes atrativos do serviço de carro por assinatura. Comum em países desenvolvidos, a modalidade ganha cada vez mais adeptos no Brasil. De olho nessa tendência mundial em que o consumidor paga pelo uso e não pela posse, o Grupo Barigüi enxergou uma nova oportunidade de negócio e criou a Barigüi Locadora.
“Somos o primeiro grupo automotivo de Curitiba a lançar um produto exclusivo de assinatura. Vamos somar nossa expertise no atendimento de vendas, pós-vendas e proporcionar mais uma opção de mobilidade com os serviços de locação de veículos novos para consumidores e terceirização de frota para empresas”, explica o diretor geral da Barigüi Locadora, Leonardo Nogueira.
O modelo de negócios do Grupo Barigüi permite um processo de independência, sinergia entre as operações e não gera concorrência interna. Por isso, o cliente que possui um veículo seminovo pode oferecer o carro como pagamento – parcial ou total – por um período de assinatura.
Como funciona
A novidade acaba de ser implementada na capital paranaense. Os procedimentos para sair de carro novo são simples e rápidos.
O primeiro passo é escolher o modelo e a cor do veículo disponível. Depois, o interessado opta pela franquia de quilometragem mensal e o período do contrato. Em seguida, um consultor finaliza os procedimentos comerciais e agenda dia e horário para retirada do carro zero quilômetro, seguindo as medidas de prevenção à Covid-19.
O conceito do carro por assinatura agrada o consumidor que busca comodidade, tempo livre, quer desfrutar somente da parte boa de um carro novinho e não quer saber da parte chata do negócio – uma vez que os custos e a gestão das despesas operacionais ficam por conta da locadora.
“Em vez de tomar parte das suas economias para comprar um carro à vista ou arcar com os juros de financiamento e demais custos de uso, o assinante pode aplicar esse dinheiro e gerar renda, sem se preocupar com um bem que desvaloriza com o passar dos anos”, ressalta Nogueira.
Na ponta do lápis, assinatura é mais barata
Uma das principais vantagens de se optar pelo carro por assinatura é não precisar imobilizar grande parte do capital e destinar essas quantias a outros investimentos ou ao fluxo de caixa mensal.
Numa comparação feita pela equipe da Barigüi Locadora – em que foram colocadas todas as variáveis que englobam a compra à vista, financiamento ou aluguel de um Jeep Compass Longitude zero quilômetro por 24 meses – o saldo final é significativo.
“A economia gerada em relação à aquisição à vista é de 13,89%. Já na compra por financiamento, sobe para 15,77%. Isso significa que o consumidor economiza mais de R$ 13,4 mil ao término de dois anos e não terá nenhuma preocupação com depreciação ou revenda”, esclarece Nogueira.
Modelos, franquias e preços
O serviço disponível na capital paranaense é chamado de Barigüi Signature e tem como foco o consumidor final (pessoa física). Outra opção oferecida é o Barigui Fleet, que atua na terceirização de frotas para empresas e otimização de recursos.
Em ambos os casos, os contratos de locação são anuais, a partir de 12 meses, e podem chegar até 36 meses. No Signature é oferecido uma seleção de modelos top de linha, que ficaram entre os carros mais vendidos no Brasil em 2020.
Entre as opções, destaque para o Volkswagen T-Cross 200 TSI. O carro vem equipado com câmbio automático, paddle shift no volante, controle de estabilidade e tração. A mensalidade fica em R$ 2.190,00 no plano de assinatura por 18 meses.
O Toyota Corolla XEI – que vem com modo de condução esportiva – tem mensalidade de R$ 2.490,00 no plano de assinatura por 18 meses. Já o modelo Jeep Compass Longitude – que vem com revestimento em couro e uma série de itens de tecnologia e segurança – tem mensalidade de R$ 2.990,00 no plano de assinatura por 24 meses.
Tradição e credibilidade
O Grupo Barigüi é o maior revendedor de veículos novos e seminovos do Sul do Brasil. Desde a sua fundação em 1993, já comercializou mais de 900 mil veículos nos estados do Paraná e Santa Catarina.
“Estamos presentes em 16 cidades paranaenses e catarinenses, representamos 15 grandes marcas [Fiat, Ford, Renault, Toyota, Lexus, BMW, Mini, Volkswagen, Nissan, Kia, Jeep, Citroën, Hyundai, CAOA Chery e DAF Caminhões], atuamos com 61 concessionárias e uma equipe de 2.500 colaboradores. Esses números reforçam a segurança e a credibilidade que os clientes vão encontrar com esses novos serviços oferecidos pela Barigüi Locadora. Estamos muito otimistas com as previsões. Vamos trazer soluções inovadoras para atender uma demanda crescente por locações de veículos”, observa Leonardo Nogueira.
No site www.bariguilocadora.com.br é possível encontrar mais informações e receber atendimento digital.
foto- O diretor geral da Barigüi Locadora, Leonardo Nogueira. crédito- Carolina Salvetti