O Instituto de Neurologia de Curitiba (Hospital INC) comemorou 21 anos de fundação com uma festa de gala no Palácio Garibaldi, na sexta-feira (13), que reuniu cerca de 350 pessoas, entre médicos, funcionários, parceiros e admiradores do INC. O evento celebrou a ampliação e melhoria de infraestrutura feita pela instituição nos últimos dois anos, com a inauguração de novos setores, aquisição de tecnologia de ponta e aperfeiçoamento da equipe, que complementam o atendimento de alta complexidade. Investimentos que fortaleceram o hospital como um centro de saúde especializado e que busca estar melhor posicionado, nos próximos anos, elevando ainda mais a qualidade dos seus serviços, sendo reconhecido pelos seus pares na América Latina.
Na cerimônia foram realizadas a premiação dos colaboradores que se destacaram pelo desempenho em 2024 e a tradicional Formatura dos Residentes. Estiveram presentes no evento os sócios-fundadores da instituição Dr. Ricardo Ramina, Murilo Meneses e Álvaro Rea, além dos diretores André Giacomelli, Regina Montibeller, Patrick Ramina e Vanderlei Gomes. Um momento muito especial da noite foi a homenagem em memória da diretora de Marketing do INC, Cláudia Meneses, na qual foi lembrado o trabalho realizado por ela durante mais de uma década à frente da comunicação do hospital. A celebração contou também com a apresentação do Coral do INC, formado por funcionários da instituição, e um jantar servido para os convidados.
Ao longo das últimas décadas, o INC vem colaborando para a melhoria do tratamento de pacientes neurológicos e neurocirúrgicos, sendo a instituição hospitalar brasileira que mais realiza neurocirurgias em saúde suplementar. Em 2024, o serviço de cardiologia e cirurgia cardíaca do hospital, o INC Cardio, passou por uma reformulação e teve ampliada a sua capacidade de atendimento e complexidade de pacientes, além de aumentar em 30% a sua equipe, com a contratação de cardiologistas focados em emergências e também em áreas de atuação específicas como doenças estruturais e das válvulas do coração, cardiointensivismo, cardiogeriatria, cardiologia do esporte e do estilo de vida. Importante ressaltar que, hoje, o hospital é dos únicos serviços do país a oferecer um neurologista e um cardiologista 24 horas, por dia, no pronto atendimento.
Este foi um ano de muitas obras, reformas e de inauguração de setores que colaboraram para modernizar a infraestrutura do hospital: a nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Hemodinâmica, que conta com o equipamento mais tecnológico da América Latina, utilizado em intervenções transcateteres no coração e outros órgãos – o equipamento de imagens Philips Azurion 7 Biplano. Também passou a funcionar o novo centro de neurofisiologia e polissonografia, na filial do Eurobusiness.
“Começamos esse trabalho de melhoria da nossa estrutura mais intensamente em 2023, quando fizemos a revitalização da fachada da nossa sede, aumentamos o número de leitos do pronto atendimento e também de consultórios médicos. E neste ano seguimos com esse trabalho, que envolve também investimentos em treinamento de gestores, contratação de novos médicos e novas tecnologias, para que o hospital possa crescer sem perder a qualidade do atendimento para o nosso paciente”, informou o diretor executivo financeiro do INC, Patrick Ramina.
Formatura dos médicos residentes
Expansão continua em 2025
Já no começo do ano que vem, o hospital prevê concluir algumas obras direcionadas para a modernização do serviço da cardiologia, com a inauguração de uma UTI cardiológica com dez leitos. E no mês de março, entrará em operação o novo INC Imagem no centro médico do ParkShopping Barigui, no Ecoville. Com quase mil metros de área, a nova filial do INC será o maior e mais moderno centro de medicina diagnóstica de Curitiba e terá capacidade de atender toda demanda dos bairros do Mossunguê, Ecoville, Santa Felicidade e Alphaville, na região Oeste da cidade. “Toda expansão é um desafio e o INC vem trabalhando para realizar esse movimento se mantendo na vanguarda do atendimento da alta complexidade, principalmente em neurologia, oncologia e cardiologia, que sempre foi o tripé do INC”, explica Patrick, pontuando que o hospital oferece diversas especialidades.
O Hospital INC possui 600 colaboradores e um corpo clínico com 220 médicos, que atuam com equipes integradas e realizam cerca de 300 cirurgias e 2,5 mil pronto atendimentos, por mês. Além da sede, localizada no bairro do Campo Comprido, o hospital tem as filiais INC Pátio Batel, INC Jockey Plaza, o INC Eurobusiness e, em breve, o INC Imagem no ParkShopping Barigui.
Sobre o Hospital INC
O Instituto de Neurologia de Curitiba (INC) é uma instituição hospitalar referência no atendimento de pacientes neurocirúrgicos, neurológicos e cardiológicos de alta complexidade. Possui Centros de Tratamento completos em Tumores Cerebrais, AVC, Parkinson, Epilepsia, Doenças da Coluna, Neuroimunologia, Demência, além de áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica e cardiologia intervencionista e cirurgia cardíaca. O centro neurocirúrgico é o mais tecnológico do país, sendo pioneiro na América Latina com Ressonância Magnética intraoperatória de alto campo e no uso do corante 5-ALA em cirurgias de tumores cerebrais. Também foi o primeiro hospital do Brasil a contar com a tecnologia Gamma Knife Perfexion (cirurgias cerebrais sem corte). Seu corpo clínico é composto por mais de 300 profissionais responsáveis pelo atendimento a pacientes de todo o Brasil e de diversos países da América Latina.
O Serviço de Cardiologia conta com todas as subespecialidades e tem um dos laboratórios mais modernos e bem equipados do Brasil, sendo referência no tratamento da doença coronária complexa, como oclusões crônicas, com uso de técnicas avançadas de imagem, como a Tomografia de Coerência Optica (OCT). É também referência no tratamento transcateter de cardiopatias estruturais, como o implante transcateter de válvula aórtica (TAVI), plastia mitral transcateter (MitraClip), procedimentos de “Valve-in-valve” e de doenças congênitas, como o fechamento do forame oval patente (FOP). O Serviço de Cirurgia Cardíaca é referência nacional, sobretudo em técnicas específicas, como plastia mitral, aórtica e cirurgia de Ross.
O INC também é um hospital-escola, com o Centro de Estudos e Pesquisas integrado à instituição. É referência em Residência Médica nas áreas de anestesiologia, neurologia, neurocirurgia, cardiologia e cirurgia cardíaca. Além disso, o Centro de Educação Profissional INC (CEPI) forma, desde 2020, técnicos em Enfermagem e está em constante expansão na formação de novos profissionais.
foto destaque –Dr. Kristofer Ramina e os diretores Patrick Ramina, Dr. Ricardo Ramina, Regina Montibeller, Dr. Murilo Meneses, Dr. André Giacomelli e Vanderlei Gomes
créd.fotos- créditos: Celso Pilati