Das séries de serviços de streaming às grandes produções cinematográficas, o multiverso tem sido tema recorrente. Na literatura nacional não é diferente. Em “A Contrapartida III – A contra-história”, de Uranio Bonoldi, as possibilidades narrativas são exploradas de modo menos convencional, revisitando os dois livros anteriores para contar como a trama seria se o protagonista tivesse feito uma única escolha diferente.
Com uma linguagem ágil e uma narrativa recheada de reviravoltas, típica do gênero thriller, o livro expande as possibilidades narrativas do tópico que originou a saga: o poder da tomada de decisão. Bonoldi é especialista no assunto, autor da obra “Decisões de alto impacto: como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”, onde apresenta um método próprio para auxiliar na tomada de decisão. Em “A Contrapartida”, o tema surge através dos dilemas de Tavinho, um jovem que decide investigar a fundo o assassinato de seu pai e toma um elixir da sabedoria que o torna mais inteligente e astuto. Porém, tal decisão acarreta em consequências na vida das pessoas à sua volta, o que é apresentado no primeiro e no segundo livro da série.
No terceiro livro, “A Contrapartida III – A contra-história”, a trama é retomada para focar no poder do “não”: o que aconteceria se Tavinho dissesse “não” ao elixir da sabedoria? “Qual teria sido o destino do protagonista? Os conflitos nos quais ele se envolveu poderiam ser evitados ou ainda assim muitas das ameaças e ataques seriam uma realidade?”, questiona o escritor. Para Bonoldi, o “não” é importante para nos aproximar de nossos próprios valores. “O ‘não’ tem um poder imenso de nos fazer caminhar pela nossa essência, e não por aquilo que os outros acham que devemos seguir. Narro a jornada de uma pessoa que, mesmo diante das dificuldades, desencontros e agressões, uma vez que entende seu propósito, consegue fazer uma trajetória mais leve e realizadora”, revela o escritor.
A saga “A Contrapartida” é considerada uma das mais bem sucedidas no gênero thriller, destacando-se pelas ambientações tipicamente brasileiras, como o estado de São Paulo e a floresta Amazônica, aprofundando-se na complexidade do comportamento humano. Ao todo, a série contará com cinco livros.
Pré-venda disponível: A Contrapartida – Livro 3: A Contra-história Link
Editora: Valentina; 1ª edição (31 janeiro 2023)
Idioma: Português
Capa comum: 248 páginas
Sobre o autor:
Uranio Bonoldi é palestrante e especialista em negócios e tomada de decisão. Atuou em grandes empresas como diretor e CEO. É autor dos thrillers da saga “A Contrapartida” e de “Decisões de alto impacto: como decidir com mais consciência e segurança na carreira e nos negócios”. Educado pelo método Waldorf, sua graduação e em seguida a pós-graduação em administração de empresas foi feita na FGV-SP.