As cores e formas que retratam a exuberância da primavera são o tema da exposição “Entre Flores”, que já está em cartaz e fica aberta até 5 de outubro na Galeria Solar do Rosário. A mostra reúne 30 trabalhos elaborados no Ateliê Permanente de Aquarela realizado pelo centro cultural, com curadoria da artista plástica Ana Muller. Além de Ana, nove alunas expõem suas criações inspiradas pela nova estação. A primavera inicia oficialmente na quinta-feira (22/9), mas no Solar do Rosário ela já pode ser celebrada.
Graduada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Ana Muller possui uma carreira reconhecida como artista, curadora e professora. Também é licenciada em Desenho e pós-graduada em Museologia e História da Arte Moderna e Contemporânea. Há 13 anos ministra aulas no Solar do Rosário, um espaço artístico e cultural mantido pela iniciativa privada que conta com 30 anos de história.
Para Ana, a aquarela é uma forma de arte muito especial. “Os grandes diferenciais que caracterizam a aquarela, além do suporte utilizado, que é o papel, são a transparência e espontaneidade”, conta a artista e professora. “A possibilidade de fluidez e de utilização de traços aguados e manchas causam um encantamento que dificilmente conseguimos com outras técnicas”.
Para ela, a técnica da aquarela possui infinitas possibilidades que encantam iniciantes e profissionais. “É um encantamento. Percebo que muitos alunos chegam com medo e aos pouquinhos vão se soltando”, conta. “Como artista também me sinto constantemente desafiada. Procuro atualizar meu olhar e buscar uma nova possibilidade de mancha, de efeito, isso é encantador e instigante. Assim, sinto estar num constante aprendizado”.
A exposição traz oito trabalhos de Ana Muller e mais 22 dos alunos. Reunidos sob o tema principal da primavera, sintetizam diferentes leituras e experiências. “Cada aluno encontrou sua representação, seu olhar. Duas alunas, por exemplo, utilizaram a figura humana para falar da nova estação, mas com flores na composição. Isto mostra a força e versatilidade deste tipo de pintura”, conclui.