Uma roda de samba raiz com dois renomados percussionistas dentro de uma cervejaria. A mistura que tem a cara do Brasil é o tom do projeto Samba no Brejo, que será lançado neste final de semana em Curitiba.
Idealizado pela cervejaria Swamp Brewing, o projeto terá um dia todo de oficinas e roda de samba raiz neste sábado (12) com o mestre Maguinho da Ilha e Ricardo Salmazo, percussionistas de longa data reconhecidos por trabalhos realizados com escolas de samba de Curitiba e pelo projeto “Samba do Compositor Paranaense”, que busca revelar novos talentos do estilo musical.
O projeto começou a ser planejado há pouco mais de um mês e já teve uma edição piloto na última semana, para acertar o melhor formato e a dinâmica das oficinas e apresentações. A ideia é reunir músicos profissionais e amadores e entusiastas do samba de raiz para uma tarde de diversão no pátio da cervejaria.
“A gente pensou em um projeto para divulgar a cultura do samba, aquele original bem brasileiro feito nas rodas das ruas cariocas e que todo mundo sabe cantar ou, pelo menos, arranhar algumas letras”, contam Eduardo Wamser e Amauri Maia, sócios da Swamp.
O objetivo da roda de samba, diz Wamser, é ser também um encontro de amigos novos ou já conhecidos, e que também tenham alguma vontade de conhecer mais sobre o samba. Eles, inclusive, podem participar da roda aprendendo a tocar os instrumentos ali mesmo, no dia.
Aula de percussão
Maguinho da Ilha, conhecido percussionista que desenvolve baterias de escolas de samba desde 1970 e responsável por alguns dos mais vitoriosos enredos de agremiações como Realeza e Mocidade Azul, ensina o passo a passo do uso de cada instrumento.
“Nesse projeto que estou com a Swamp, mostro a cada um como que se usa os instrumentos, como o pandeiro, o tamborim, a cuica… Ensino a segurar, a fazer o som, a afinar, independente da quantidade de gente. Pode ter 100 pessoas ali aprendendo, eu dou atenção a cada um deles”, conta.
A aula de percussão tem duração de uma hora e meia, e logo depois os novos percussionistas são convidados a participarem da roda com ele e Salmazo. A partir disso, a criatividade flui para uma tarde inteira de samba e conversa no pátio da cervejaria.
“Eu gosto muito de falar sobre o samba, é importante as pessoas conhecerem o ritmo, os instrumentos, e depois todos aprendendo, tocando e cantando juntos na roda”, conta Ricardo Salmazo.
É muito semelhante ao que ele desenvolve no “Samba do Compositor Paranaense”, em que divulga e promove a cultura do samba para entusiastas do ritmo.
Samba no Brejo
Além da roda de samba, o projeto Samba no Brejo também pretende ser um fomentador de outros temas ligados ao ritmo musical, como o estilo na gastronomia, nas artes, na formação da cultura brasileira, entre outros.
“Serão duas edições mensais do Samba no Brejo, sempre no segundo e no último sábado de cada mês, com o Maguinho e o Salmazo junto de outros convidados especiais que vão trazer as suas experiências ligadas ao samba”, completa Eduardo Wamser.
Em paralelo à roda, a Swamp oferece seus chopes e cervejas especiais ao longo de todo o dia, e os participantes podem assar a sua própria carne nas churrasqueiras oferecidas de graça pela cervejaria em todo o pátio. Os equipamentos são emprestados na hora, e o participante precisa levar o que for utilizar no preparo.
O projeto Samba no Brejo é neste sábado (12), a partir das 14h, na cervejaria Swamp Brewing, com entrada gratuita. Fica na Rua William Booth, 3015, Boqueirão, Curitiba-PR. Reservas e mais informações estão disponíveis no (41) 3402-9099, em cervejariaswamp.com.br e no Instagram @swampbrewing.
foto-Constantino-Zen