**por adriano rattmann
Aos 18 anos, o piloto curitibano Zezinho Muggiati se tornou um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro. Ele é um dos destaques da Stock Light, competição de acesso à Stock Car, a principal categoria brasileira, e figura entre os quatro primeiros da temporada 2021 com três pódios. Zezinho também tem feito bonito nas provas que disputa, preparativas para o Brasileiro de Kart e da Sprint Race, concorrendo com vários pilotos da Stock Car.
Where Auto: Estamos acostumados a ver o Zezinho Muggiati, desde pequeno, se destacando nos kartódromos do Brasil todo. Como sua experiência com kart ajuda na carreira como piloto da Stock?
Zezinho Muggiati: Comecei no kart com seis anos de idade quando ganhei meu primeiro Kart. Fui Campeão brasileiro de kart na categoria máxima do Kartismo (Graduados), duas vezes campeão da Copa Do Brasil, quatro vezes campeão sul brasileiro e seis vezes campeão Paranaense. O kart me ajudou muito. Vencer corridas, traçar estratégias, o profissionalismo, a ética, o respeito aos outros concorrentes, que é muito importante nesse esporte, foram todos lapidados no kart. Minha adaptação no Stock foi rápida com certeza por causa do Kart que me passou muita experiência.
WA: Esse é seu segundo ano de Stock. Como tem sido a evolução do Zezinho nessas duas temporadas?
ZM: O meu primeiro ano já foi muito especial aonde conquistei minha primeira vitória na minha segunda corrida, mas sofremos muito durante o ano com muitas quebras, mesmo assim fui 7º no campeonato. Esse ano, estou na WE Racing, uma nova equipe, com muito mais estrutura que permite a gente brigar em todas as corridas pelas poles, por pódios e vitórias.
WA: O que esperar do campeonato nas próximas temporadas?
ZM: Minha expectativa está sempre em buscar esse título, chegando à última etapa brigando pela conquista já seria muito importante. Mas acho que um objetivo inicial seria terminar no TOP 3 do campeonato, agora me encontro na 4ª posição.
WA: Vc também tem corrido de kart. É pra matar saudade ou tem competição importante pela frente?
ZM: Kart é vida, me ajuda no reflexo, na competitividade e sempre será uma ajuda para o Stock. Venci a maioria das corridas de kart que fiz esse ano mesmo não estando no ritmo dos kartistas. Vou participar do Brasileiro de Kart que vai acontecer no final do ano no Beto Carrero e vou brigar pelo meu segundo título.
WA: Como foi sua experiência com a Sprint Race nas duas etapas que participou. Qual a característica dessa categoria?
ZM: A categoria é muito legal, mas o nível é bem abaixo da Stock. Mesmo assim eu e alguns pilotos da Stock principal corremos através de convites e achamos a brincadeira muito divertida e interessante. É uma categoria que está crescendo muito e é uma “escola” para novos pilotos que saem do Kart e almejam um dia chegar na Stock Light e Stock Car.
WA: Esse é o grande momento da carreira?
ZM:: Com certeza é o melhor momento da minha carreira aonde brigo por vitórias e pelo título em uma das categorias mais fortes do automobilismo brasileiro, mas nada seria possível sem o apoio do meu staff e dos meus patrocinadores (Philco, Grupo Potencial, Construtora Pride, Ideris Lab, The basement) e claro a minha equipe W2 pro GP Racing que me dá um carro muito competitivo para as corridas e também ao meu engenheiro Dennis Dirani que me ajuda com tudo dentro e fora das pistas. Mas sempre sonhando grande, quero logo chegar na Stock Car e lá conquistar meu espaço.