O Brasil é o terceiro maior mercado para pets do mundo. Os dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) e do Instituto Pet Brasil (IPB) revelam que o país está atrás apenas de Estados Unidos e China. Além disso, revela que são mais de 160,9 milhões gatos e cachorros nos lares brasileiros.
Se relacionarmos esse número ao total da população nacional – 212,5 milhões de habitantes, segundo a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2024 – podemos imaginar que 75,6% dos habitantes têm pelo menos um animal de estimação.
O aumento da participação dos pets nas famílias também leva à evolução do conceito de pet place, por meio da ampliação das áreas dedicadas a eles nos projetos imobiliários, especialmente nos grandes centros urbanos. Ou seja: de um simples espaço para um verdadeiro parque dentro dos condomínios. Em Curitiba, a incorporadora Canet Júnior – responsável pelo desenvolvimento do Neoville, região planejada com um milhão de metros quadrados na zona sul da capital paranaense – lidera esse movimento e vai lançar o primeiro empreendimento horizontal com pet park privativo para os moradores.
A diretora-presidente da Canet Júnior, Jaqueline Milstein, conta que há uma tendência de oferecer espaços que ampliem o conceito de moradia e os condomínios estão, cada vez mais, adaptados às necessidades e aos desejos dos moradores.
“Expandindo o já consolidado conceito de pet place, nossa proposta é criar um espaço totalmente dedicado a esses companheiros inseparáveis, que hoje fazem parte de um número cada vez maior de famílias”, destaca.
Lazer para pets e tutores – O Paseo de Ávila – condomínio fechado de alto padrão com 61 terrenos a partir de 180 metros quadrados, inspirado numa das cidades mais famosas da Espanha – terá um espaço com cerca de 130 metros quadrados, projetado para a segurança e bem-estar tanto dos pets, quanto de seus tutores.
“Enquanto o pet passeia e convive com os outros animais de estimação do condomínio, o tutor pode relaxar e interagir com os outros moradores. É uma nova forma de eles estarem juntos e passarem um tempo de qualidade, com conforto e segurança, totalmente integrados com a natureza”, destaca Felipe Reichmann, que assina o projeto de paisagismo do empreendimento.
O Pet Park vai incluir almofadões, ideais para momentos de relaxamento e descontração dos tutores, enquanto os pets brincam. O condomínio terá ainda uma estrutura voltada para o exercício dos pets, com bebedouro e uma eclusa, além do “parquinho pet”, que promete garantir a diversão dos bichinhos.
O Paseo de Ávila, condomínio fechado de alto padrão, será oficialmente lançado nesse sábado, 19 de outubro, em um evento exclusivo para clientes e convidados.
“Este será o segundo condomínio horizontal da linha ‘Paseo’, um produto cuidadosamente desenvolvido pela incorporadora, que reforça nosso compromisso com a criação de projetos que elevam a qualidade de vida dos nossos clientes”, comenta Jaqueline.