Programa Guritiba usa arte para levar educação ambiental à zona rural e periferia de Curitiba

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
X
Email

Sustentabilidade será tema de atividades socioeducativas de setembro. Professores e alunos serão impactados com espetáculos e oficinas que enfatizam a urgência do cuidado com a natureza

Setembro é marcado por datas comemorativas que remetem à conservação do meio ambiente. Dia da Amazônia (05), Dia da Árvore (21) e Dia Mundial da Limpeza da Água (19) são apenas algumas das datas lembradas. O Programa Guritiba, projeto socioeducativo que promove a inclusão de crianças da periferia em ações artísticas, aproveita a ocasião para unir arte, educação, inclusão social e sustentabilidade. Ao longo de todo mês, a programação cultural vai dar ênfase à educação ambiental e estimular boas práticas entre os pequenos. Além disso, o projeto vai formar educadores com técnicas que usam a música e a arte como estratégia de conscientização ambiental.

O espetáculo teatral “Na lona com gengibre, pimenta e linguiça”, que vai aos palcos de uma escola em Almirante Tamandaré, é produzido principalmente com materiais recicláveis. Tanto os bonecos de animação quanto a cenografia são resultado de aproveitamento de materiais e devem ser pretexto para abordar o tema da sustentabilidade com mais de 300 alunos da região.

Já a oficina para educadores em Campina Grande do Sul será norteada pela missão de ensinar professores a construírem instrumentos musicais a partir de resíduos. “Vamos unir arte e educação ambiental, apoiando o trabalho pedagógico na sensibilização musical com materiais que despertam atenção para os recursos naturais do planeta”, comenta Carol Scabora, produtora do Programa Guritiba. “Além de despertar novas habilidades nos alunos, buscamos valorizar e promover o papel do profissional de educação, valorizando o professor da educação básica”. Durante a formação serão apresentadas manifestações da cultura popular brasileira, enfatizando a dança, poesia, brincadeiras, ritmo e história.

Cerca de 80 alunos da rede pública do subdistrito de Três Córregos, Campo Largo, também terão a experiência de visitar o Museu da Ciência, em Pinhais. “Nossa atuação na zona rural tem possibilitado que a população dessas regiões acessem a outros conteúdos culturais”. A atividade será realizada em parceria com o projeto Agenda 21 do Cerne, da Associação Miríade, que promove a educação ambiental e o desenvolvimento de jovens do campo.

Além das atividades com enfoque na natureza, o Programa Guritiba realiza uma série de Contações de Histórias em escolas da periferia. Também conduz famílias para uma experiência inédita em teatros da capital.

Programação

13/09 e 27/09, às 8h30 – Visita ao Museu da Ciência em Pinhais.

12/09 e 18/09 – Formação para Educadores em Campina Grande do Sul

20/09 – 10h30 | 13h30 – Espetáculo Teatral em Almirante Tamandaré

O Melhor Roteiro da Cidade Está Aqui

Compras Serviços
Hospedagem Gastronomia
Confira

Já vai?

Que tal assinar nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade?