Um jantar especial no Restaurante Maria Eugênia vai desbravar o interessante e saboroso universo das carnes exóticas. Dia 28 de novembro (quinta-feira), às 19h, a casa apresenta um menu degustação criado pelo chef Thiago Abduch com nove passos. Entre eles, destaque para preparos com rã, javali, avestruz, jacaré e pirarucu, entre outros ingredientes que são pouco usuais em restaurantes e casas de carnes no Brasil, mas muito valorizados pelos chefs da alta gastronomia. O preço é de R$ 360 por pessoa. As vagas são limitadas e reservas podem ser feitas pelo WhatsApp: (41)99788-0080.
O menu de carnes exóticas marca o primeiro passo de uma série de jantares especiais que ampliam as fronteiras gastronômicas do restaurante. A linha principal do Maria Eugênia segue sendo a de carnes na parrilla, com toques da cozinha internacional, mas os jantares temáticos chegam para trazer novas influências e possibilidades.
“As carnes são minha especialidade e desde a infância consumia em casa diferentes tipos, incluindo as de caça, e por isso decidimos iniciar com esta inspiração. A ideia, contudo, é termos eventos temáticos bem diferentes”, conta Abduch, que teve sua estreia profissional no restaurante carioca Otto, cujos festivais de carnes exóticas fazia muito sucesso. “Além disso, gosto de trabalhar com cardápios que instiguem o público a experimentar novidades. Muitas vezes o que nos impede de provar coisas diferentes é apenas a falta de hábito”.
Menu em nove tempos
O cardápio do jantar com carnes exóticas descortina ao cliente uma jornada gastronômica, mesclando ingredientes e técnicas que vão da cozinha francesa, árabe e italiana até a legítima tradição campeira do Brasil.
As quatro entradas trazem: Coxinha de rã e emulsão de lima kafir, Kafta de javali com alecrim e agridoce de pimentão vermelho, Sanduíche de pastrami de avestruz com béarnaise de matcha e rúcula e, ainda, Linguiça de jacaré acompanhada por salada de arroz selvagem e demi-glace de jacaré com tucupi.
Como principais, são três pratos. O primeiro é o Papelote de Pirarucu com couve infusionada na tangerina e purê de banana da terra com caldo de frango e manteiga noisette. O segundo, Filé de avestruz grelhado ao poivre e batatas gratin. O terceiro, Paleta de javali prensada e laqueada, com quirerinha e vinagrete de milho verde.
A etapa pré-sobremesa, muito comum na tradição gastronômica francesa, vem com uma seleção de queijos artesanais servidos com caldas fermentadas. Estes produtos são fornecidos pela Vaca Profana, queijaria parceira do Maria Eugênia que também produz caldas com frutas, flores comestíveis e outros ingredientes. Para encerrar o jantar, a sobremesa é a Texturas de leite de cabra. Apresenta uma trilogia criada com o leite caprino: sorvete, doce de leite e farofa doce.
O chef ressalta que todas as carnes utilizadas no jantar são de criadouros especialmente voltados para a gastronomia. “Quando se fala em carnes exóticas, algumas pessoas ainda pensam em animais caçados na natureza. Não é nada disso. Todos os cortes que utilizamos no jantar vêm de dois fornecedores reconhecidos, Espaço Angus e Domakoski, e têm procedência garantida”.
linguiça de jacaré
Restaurante Maria Eugênia Gastronomia & Natureza
Endereço: Rua Capitão Antônio Pedri, 408 – Santa Felicidade, Curitiba – PR
Informações pelo WhatsApp: (41)99788-0080
Instagram: www.instagram.com/restaurantemariaeugenia/
foto destaque- filé de avestruz grelhado.
créd.fotos- Rodrigo Pierrot