.
Ponta Grossa recebe pela primeira vez etapa do rali de regularidade Mitsubishi
Com 24 anos de existência, o rali de regularidade da marca dos três diamantes tem quatro categorias e desbrava trilhas para todos os níveis de participantes, dos experientes aos novatos: Master, Graduados, Turismo e Light. O objetivo é percorrer o caminho no tempo estipulado pela organização, seguindo uma planilha de orientações.
No mês de abril a cidade paranaense de Ponta Grossa recebeu pela primeira vez uma etapa do Rali Mitsubishi. O objetivo da prova, além da integração das famílias e amantes do 4×4, foi proporcionar experiências off-road diferentes, passando por belos cenários enquanto os proprietários testam toda a aptidão e desempenho de seus veículos. No trajeto de mais de 130Km, pilotos e navegadores passaram por regiões de reflorestamento, rios, montanhas e pedreiras, alternando entre pisos de asfalto, cascalho e muita terra.
Foto: Ricardo Leizer
Ao final da competição, um almoço de confraternização aguardava os participantes no Espaço Silvia Kuhn. Os melhores de cada categoria subiram ao pódio e receberam troféus. Mas não são somente os melhores de cada categoria que recebem homenagem: o troféu “Indiana Jones” é entregue à equipe que mais ‘desbrava’ rotas não previstas no trajeto oficial, uma forma de incentivar aqueles que, mesmo perdendo-se no percurso, conseguem chegar no local de chegada, nem que para isso demorem algumas horas a mais.
MITSUBISHI OUTDOOR
Para os que querem ainda mais emoção, a Mitsubishi oferece também o rali Outdoor. Trilhas off-road, diversão entre amigos e família, e atividades esportivas e culturais são as principais características e desafios.
Com 15 anos de existência, o Mitsubishi Outdoor é uma experiência completa, com muito contato com a natureza. Ocorrendo em paralelo ao rali de regularidade, o estilo outdoor teve sua largada na cidade de Castro e possibilitou inúmeras surpresas como visitação a um sítio arqueológico e trechos repletos de rochas. “Foi uma etapa épica, com relevo marcante, diferente e lindas paisagens. Fomos por caminhos além do roteiro turístico da região”, afirmou o diretor de prova Fernando Gualberto.
Em 2018, o Mitsubishi Outdoor trouxe novidades tecnológicas como a navegação por mapas online e o acompanhamento, em tempo real, da localização das equipes. “Para as equipes da Extreme, categoria para os mais experientes, isso faz diferença. Você consegue entender a estratégia da equipe rival e mudar a sua, em busca de mais pontos”. Já quem busca diversão entre amigos optará pela categoria Fun – que agora tem a vantagem de navegar com mais facilidade pelos mapas e opções de caminho até os pontos de aventura e atividades esportivas.
Foto: Cadu Rolim/Fotovelocidade
Cada etapa do rali multitarefa tem um roteiro e um cardápio novo de PCs (pontos de checagem). As equipes, formadas por dois carros e até dez pessoas, podem encontrar trekking, escalada, rapel, trilha de bike, entre outras atividades esportivas, mas também tarefas culturais envolvendo dança, gastronomia e turismo.
Para participar dos ralis Mitsubishi, não há taxa de inscrição. Basta que cada veículo faça a doação de uma cesta básica e seis produtos de higiene, que são destinados a entidades assistenciais dos municípios por onde as provas passam. Na etapa de Ponta Grossa foram arrecadados mais de 5 toneladas de produtos. Só em 2017, foram mais de 65 toneladas de alimentos que beneficiaram milhares de famílias. Podem participar dos ralis os veículos Mitsubishi com tração da 4×4: ASX, Outlander, L200 Triton e linha Pajero.
Foto: David Santos Jr
O Mitsubishi Motorsports tem patrocínio de Adorno/Sideral, Banco Itaú, Clarion, Lubrax/Petrobras, Mit Consórcio, Pilkington, Pirelli, STP/Petroplus, Transzero, Unirios e W. Truffi Blindados. O Mitsubishi Outdoor tem patrocínio de Banco Itaú, Cisa Trading, Clarion, Lubrax /Petrobras, Pilkington, Pirelli, Transzero, Unirios e W. Truffi Blindados.
RALI DE REGULARIDADE
Nem rápido demais nem muito devagar. O segredo de um rali de regularidade é, além de seguir pelo trajeto exato, percorrer exatamente nas velocidades indicadas. Por isso é fundamental que o piloto e o navegador possuam um entrosamento perfeito, pois cada segundo de deslocamento diferente do indicado na planilha de navegação acarreta em perda ou soma de pontos. Ganha a equipe que, ao final do rali, tiver a pontuação mais próxima de zero. Acha que é fácil? Então veja ao lado uma das 44 páginas de orientação de trajeto da categoria Light na etapa de Ponta Grossa:
CALENDÁRIO 2018
Mitsubishi Motorsports*
3ª etapa - 26/05 – Gravatá (PE)
4ª etapa - 04/08 – Maceió (AL)
5ª etapa - 18/08 – Goiânia (GO)
6ª etapa - 01/09 – Campos do Jordão (SP)
7ª etapa - 29/09 – Joinville (SC)
8ª etapa - 27/10 – Salvador (BA)
9ª etapa - 24/11 – Autódromo Velo
Città – Mogi Guaçu (SP)
Mitsubishi Outdoor*
2ª etapa - 21/04l – Ponta Grossa (PR)
3ª etapa - 18/08 – Goiânia (GO)
4ª etapa - 01/09 – Campos do Jordão (SP)
7ª etapa – 29/09 – Joinville (SC)
6ª etapa - 24/11 – Autódromo Velo
Città – Mogi Guaçu (SP)
* Locais e datas sujeitos a alterações.