Em junho a Rede Bristol Hotéis & Resorts completa três décadas de atuação no segmento de gestão hoteleira do Brasil. E num país onde a taxa de mortalidade das empresas em seus primeiros anos chega a 48%, segundo dados do IBGE, chegar aos 30 anos em expansão é algo que dá muitos motivos para comemorar.
No início dos anos 1990, quando a Bristol começou sua trajetória como administradora hoteleira, esse conceito não era comum. Os empreendimentos vinham com bandeiras internacionais ou, então, eram de propriedade e gestão familiar. No Paraná, a terceira via (gestão terceirizada), começou com a Bristol, quando a oportunidade surgiu em Curitiba (PR) com o Bristol Metropolitan Flat, empreendimento que está no rol de hotéis da Rede ao longo de todos esses anos.
Desde então, a Rede Bristol vem se consolidando no mercado devido a forma como administra seus empreendimentos. “Nossa administração apoia-se na hotelaria de serviços, pautados na tradição, transparência e no foco em resultados aos investidores. Em um país caracterizado por flutuações, sazonalidade e demandas variáveis, o segredo do sucesso da administração da Rede Bristol está nos pilares da capacidade de planejamento com precisão, estratégia de vendas e dinamismo nas decisões”, revela o CEO da Rede Bristol, Jorge Alves.
Empresa 100% brasileira, nascida em Curitiba (PR), a Bristol Hotéis & Resorts conta com capital nacional e hoje com 20 hotéis em operação. A rede prepara-se para receber mais cinco empreendimentos que estão em fase de construção e concentra seus esforços na ampliação do mercado hoteleiro.
Novos horizontes para nova fase
Logo, a segunda geração da família de hoteleiros vai assumir a gestão dos empreendimentos – o que acontece de forma gradativa e tranquila. Elayne Alves, filha mais nova do casal Jorge e Tânia, seguirá os passos do pai como CEO da Rede. Outra mudança importante no comando da Rede é Adriana Alves como gestora da área de Novos Negócios. Até 2023, Adriana ocupou diversas posições e cargos na empresa e, em 2024, passou a responder como CMO e Novos Negócios da Rede Bristol.
Diferenciais da Rede
O conceito de atendimento excelente é levado à risca na Rede Bristol. Afinal, a rede tem por tradição a “arte de bem servir”, como cordialidade, sorriso no rosto e sem a medida de esforços para atender os stakeholders dos empreendimentos.
Em todas as categorias, os clientes da Rede Bristol podem esperar um serviço de qualidade. Os colaboradores passam pelo treinamento, mas também recebem o mesmo tratamento dos gestores. Para os investidores, a Rede Bristol considera os pilares da transparência e solidez em sua gestão. Eles possuem acesso aos dados de desempenho dos hotéis, por meio de uma plataforma online própria e exclusiva. Além da rentabilidade, a preservação do patrimônio também é essencial, com realizações constantes de retrofit.