O Grupo Risotolândia iniciou um novo projeto de responsabilidade social. Para o ano letivo de 2025, a empresa será parceira da ONG Amigos do Caximba, sediada em Curitiba (PR), que atende mais de 70 crianças no contraturno escolar, gestantes e idosos cadastrados na Biblioteca Amigos do Caximba. Para o Grupo Risotolândia, o objetivo da parceria é integrar aos seus propósitos Nutrição e Educação, ações essenciais para gerar mais disposição e motivação às crianças.
Ao longo dos anos, o Grupo Risotolândia vem realizando iniciativas empreendedoras junto a organizações sociais, mobilizando diversos atores em prol da transformação da sociedade. O projeto com a ONG Amigos do Caximba potencializa ainda mais as ações da empresa no campo da responsabilidade social, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade. O projeto amplia ainda a colaboração para o desenvolvimento e crescimento das crianças, alicerçado em alimentação saudável para impactar positivamente no desempenho acadêmico, no bem-estar físico e no futuro das próximas gerações.
Nome do Projeto
Em sintonia com as práticas educativas atuais, que orientam para a autonomia dos alunos, criatividade e proatividade, a empresa e a ONG estabeleceram que o nome do projeto será definido pelas próprias crianças, que participarão ativamente da construção deste novo capítulo de suas vidas. A proposta do projeto é dar acesso às crianças a uma educação de qualidade por meio de doação de mochilas e material escolar completo, exames de vista e óculos de grau e, essencialmente, possibilitar que cada criança frequente a escola com o que é necessário para o seu aprendizado.
Dada a expertise do Grupo Risotolândia no segmento educacional, no escopo do projeto também está o fornecimento de refeições do contraturno. Além de alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a parceira da Risotolândia com a ONG Amigos do Caximba ampliará as ações e garantirá o envio diário de almoço para 70 crianças, com cardápio padronizado, no mesmo modelo praticado nas escolas municipais de Curitiba. O projeto foi estruturado com base em três pilares essenciais para o desenvolvimento infantil: alimentação, educação e visão.
“Isso garante um crescimento saudável, promove o bem-estar, o aprendizado e as melhores oportunidades para o futuro destas crianças, de forma a impactar positivamente a vida delas e da comunidade como um todo”, diz o Diretor-Presidente da Grupo Risotolândia, Carlos Humberto de Souza.
Outra frente de ação será subsidiar a distribuição de material escolar e mochilas às crianças, garantindo que tenham o necessário para o seu desenvolvimento educacional. Com foco na saúde, o projeto dará apoio no financiamento de exames oftalmológicos e óculos para as crianças.
Voluntariado
Para a Risotolândia, o projeto também é uma oportunidade de atuação dos colaboradores da empresa em ações sociais, como prática que fortalece a consciência social, a empatia, a proatividade e a resiliência.
As iniciativas de voluntariado estarão alinhadas com os ODS 2- Fome zero e agricultura sustentável; ODS 2- Saúde e bem-estar – ODS 4- Educação de qualidade; promovendo contribuições efetivas para a Agenda 2030.
Os colaboradores voluntários participarão de atividades como aulas de reforço para crianças com necessidades educacionais, ações de reforma e manutenção da escola, atividades lúdicas, gestão do site e marketing da instituição
Site Grupo Risotolândia: https://risotolandia.com.br