Encerra nesta sexta-feira (12) a exposição “Uiara Bartira no Pátio”. A mostra está em cartaz no Espaço Cultural INC (Instituto de Neurologia de Curitiba), no Pátio Batel, e reúne 30 obras da artista plástica, considerada uma das mais importantes gravuristas paranaenses. O conjunto de pinturas e gravuras apresenta uma pesquisa profunda feita por Uiara, nos últimos 40 anos, sobre a “Arte como Neurociência”, fruto também da sua ancestralidade paterna que abriu caminhos no estudo entre a Arte e a Medicina.
Nesta exposição, que tem entrada gratuita e curadoria de Márcia Aracheski, estão presentes as seis pinturas da “Série Natureza Humana”, que participaram da XIV Florence Biennale (Bienal de Firenze), na Itália, no final do ano passado, e trazem referências do ser humano e da geometria como anatomia da natureza. A produção mais recente de Uiara Bartira pode ser vista pelo público, como as três gravuras da “Série Autocura: Gravura e Neurociência”, e também a tela “Corpo e Memória”. A mostra ainda apresenta dez obras concretas das séries “O Inalcançável e Impossibilidades” e “O Inatingível”, além de pinturas em óleo da “Série O amor está machucado e a arte ferida”, e uma pintura da “Série Mulheres Biônicas”.
Na terça-feira (9), a artista reuniu convidados no Espaço Cultural do INC para um coquetel de encerramento e celebração da exposição, que ficou em cartaz por cerca de cinco meses. “Fiquei muito feliz com essa temporada da exposição das minhas obras aqui no espaço do INC. São obras que resgatam muito da minha vida, minha convivência com familiares que marcaram minha infância e muitos processos de saúde, reabilitações físicas e emocionais pelas quais eu passei e que influenciaram o meu trabalho”, contou a artista, contando que o neurocirurgião Dr. Ricardo Ramina, sócio fundador do Hospital INC, foi um dos grandes incentivadores no início da sua carreira. “Doutor Ramina foi o primeiro colecionador das minhas obras. Por isso, é muito significativo para mim estar expondo minhas obras mais recentes aqui”.
Pintora, desenhista, gravadora e orientadora, Uiara Bartira Saporiti Cioffi é a primeira mulher considerada mestra da gravura no Paraná. Estudou pintura e gravura com Fernando Calderari (um dos grandes nomes da arte paranaense) e é formada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes (Embap), além de ter se especializado em Nova Iorque. As últimas exposições realizadas pela da artista foram “O DeSAsSosSEGo da Forma”, no Museu Guido Viaro, entre os meses de junho e agosto de 2023, e na XIV Florence Biennale 2023.
SERVIÇO:
Exposição Uiara Bartira no Pátio
Local: Espaço Cultural INC – Hospital INC Filial Pátio Batel (Pátio Batel, piso S1)
Período: até 12 de abril de 2024
Visitação: funcionamento do shopping – segunda a sábado: 11h às 22h; domingos e feriados das 14h às 20h
Entrada: gratuita