World Class Competition, maior competição de coquetelaria do mundo, acaba de divulgar os 20 selecionados para a semifinal da etapa brasileira, a ser realizada no início de maio, em São Paulo e Curitiba – deste novo desafio sairão os três vencedores que irão disputar a última prova regional. O torneio é organizado anualmente pela Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de rótulos como Johnnie Walker, Don Julio, Ketel One, Tanqueray e Smirnoff, entre outros.
Diferente das edições anteriores, o World Class 2024 uniu as fases iniciais da América Latina com o objetivo de unificar Brasil, México e Colômbia em uma grande final sem fronteiras, marcada para 8 de julho no país que deu origem à tequila. Ao todo, contabilizando os três países, foram mais de 550 competidores inscritos.
Os profissionais escolhidos se classificaram para a semifinal após realizarem o desafio de capturar a essência da marca mexicana Don Julio e, com isso, desenvolver receitas autorais com o destilado de agave. O título ‘Transformando cocktails globais em realidades regionais’ foi o responsável por convidar os participantes a se aprofundarem no conceito chave deste primeiro desafio: ‘Palomas Of The Future’.
Paloma é um coquetel clássico mexicano conhecido por sua caracteristica refrescante e sabor cítrico, tradicionalmente feito com tequila, grapefruit (toranja) e refrigerante de toranja. Na prova, os inscritos tiveram que apresentar uma receita única que destacasse os aromas e notas de agave da tequila Don Julio, combinados de forma inovadora com ingredientes frescos e complementares. Além de demonstrarem qualidade excepcional em todo o processo, o destilado deveria ser o sabor principal da receita.
O top 20 Brasil está composto por Ale Prates (Boca de Ouro – São Paulo), Allan Suarez (Matiz – São Paulo), Anderson Mendes (The Liquor Store – São Paulo), Ariel Todeschini (Consultor – Curitiba), Diego Bastos (Gestor de Bares – Curitiba), Édson Oliveira (A Casa de Antonia – São Paulo), Fatinha Alonso (Preto Cozinha – São Paulo), Gabriela Duarte (Renaissance – São Paulo), Gabriel Bueno (Consultor – Curitiba), Henrique Igi (Oide – Curitiba), Ikaro Moraes (Zimbro – Goiânia), Joan Antonio (Rosewood – São Paulo), João Luiz Klauck (Bartender – Imbituba), Lucas Santos (Voar Restaurante – Recife), Luh Galdino (Bar dos Cravos – São Paulo), Rachel Louise (Tuju – São Paulo), Raul Dias (O Alquimista – São Paulo), Richard Oriuch (Officina RestoBar – Curitiba), Ryu Komorita (Charm Nomiya – São Paulo) e Yachan Pinsag (Bartender – Curitiba).
Além do título de bartender mais completo da América Latina, o vencedor ou vencedora deste ano se classifica para a competição internacional do World Class, que acontece de 9 a 13 de setembro em Shangai, na China.
Organizado todos os anos pela Diageo, o World Class Competition é reconhecido como o maior e mais respeitado torneio de coquetelaria do mundo. A competição é uma das iniciativas que a companhia realiza para fomentar a cultura de drinques, desenvolver os profissionais da categoria e, assim, levar todo segmento a um novo patamar.
No Brasil, a Diageo já treinou mais de 90 mil pessoas para o universo da mixologia. Parte desses alunos foi formada pelo programa Learning for Life, mais de 28 mil pessoas, e os demais pelos cursos presenciais, e-learnings e masterclass da plataforma Diageo Bar Academy, que fornece diversos módulos de treinamentos para bartenders em mais de 40 países.
Crédito/Foto: Divulgação // Vitória Kurihara – melhor bartender do Brasil 2023